Exposições
A cidade como instrumento de poder em exposição na Torre de Almedina
Uma exposição sobre urbanismo medieval em Portugal está patente em Coimbra, na Torre de Almedina (Núcleo da Cidade Muralhada do Museu Municipal), de terça-feira a sábado, entre as 10:00 e as 13:00 e as 14:00 e as 18:00.
PUBLICIDADE
Intitulada ‘Cidades novas medievais: a cidade como instrumento de poder’, a exposição, que está patente até 01 de março de 2019, relaciona a construção das cidades com a composição e construção do Reino e procura destacar “a importância da cidade medieval na “construção” do reino de Portugal, no período que medeia entre os séculos XII e XIV”.
Polo de ordenamento do território recém-conquistado e instrumento do processo de centralização do poder, a cidade medieval e, sobretudo, “a cidade nova, criada onde se entendeu necessário, é analisada na sua vertente compositiva: a forma, os elementos e as funções”, refere uma nota da Câmara de Coimbra.
“Partindo de textos e imagens, a apreensão do processo de fundação urbana complementa-se, de forma particularmente didática, através da exploração da maqueta existente na Torre de Almedina, que reconstitui a estrutura defensiva da cidade medieval” – respetivas muralhas, torres de vigilância e portas da cidade.
Related Images:
PUBLICIDADE