Vamos

Telefilme “encontra a beleza sublime nas gentes de Oliveira do Hospital”

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 18-04-2023

O telefilme “Serpentina” conta a história de um argumentista sem dinheiro, gangsters sem escrúpulos e uma musa com um plano. A história aconteceu em Oliveira do Hospital no ano de 1995.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A antestreia do telefilme, de Laura Seixas, adaptado da obra de Mário Zambujal pelos argumentistas Rui Vilhena, João Duarte Silva e Vinicius Dias, foi exibida, em primeira mão, esta segunda feira, 17 de abril, no Centro Comunitário de Lagares da Beira, com casa cheia.

É com as paisagens do concelho do interior do distrito de Coimbra que arranca esta história que nos fala de um guionista, Bruno Alvim, que está obcecado pela ideia de encontrar a “beleza sublime”, sendo incapaz de concluir o guião do seu primeiro filme.

Ao Notícias de Coimbra, a realizadora Laura Seixas revelou que a “beleza sublime” que o protagonista procurava estava “nas gentes de Oliveira do Hospital”.

O ator Salvador Nery sublinha que Serpentina “irá levar Oliveira do Hospital aos quatro cantos do mundo”.
Sónia Balacó descreve a passagem por Oliveira do Hospital como “particularmente intensa”, frisando que “se criou uma comunidade” e que este concelho “se tornou uma casa”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, a realização deste filme no concelho “constitui um poderoso instrumento de comunicação e projeção da marca de Oliveira do Hospital e das potencialidades do nosso território”, realçando “o facto de estar em causa um projeto único em Portugal”.

Do elenco deste telefilme, que estreia na RTP1 dia 3 de maio, fazem parte Salvador Nery, Sónia Balacó, Laura Frederico, Joana Pais de Brito, Jorge Corrula, Sisley Dias, André Nunes, Francisco Froes, Eduardo Madeira, Teresa Faria e Luís Lucas.

Realizado ainda durante a pandemia pela Ukbar Filmes para a RTP1, o telefilme de 50 minutos teve filmagens em vários locais do concelho de Oliveira do Hospital, mas grande parte da história decorreu em Lagares da Beira.

Note-se que este telefilme insere- se no projeto “Contado Por Mulheres”, criado pela Ukbar Filmes e a RTP, que lançaram o desafio a dez  mulheres realizadoras, de várias gerações, convidando cada uma delas a filmar grandes contos ou novelas de autores portugueses do século XX.

Fotogaleria da antestreia do telefilme Serpentina:

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE