Região
“Sensação de liberdade” na descida da Serra da Lousã em cadeira de rodas
A Associação para a Recuperação de Cidadãos com Deficiência da Lousã (ARCIL) promove, esta sexta-feira, 16 de junho, a 16ª edição da Descida da Serra da Lousã em Cadeira de Rodas, numa iniciativa que visa dar a todos, sem constrangimentos, a oportunidade de desfrutar da Serra da Lousã.
“É uma sensação de liberdade” frisa Rosa Bernardo que faz este passeio deste a primeira edição. Este ano na frente do grupo com António Vinagre para controlar a velocidade.
PUBLICIDADE
Entre gargalhadas, boa disposição, um dedo de conversa, os cerca de 50 cadeirantes de diversas instituições, como ARCIL, Santa Casa da Misericórdia da Lousã, APPACDM de Poiares, CERCIPenela e ADFP de Miranda do Corvo, percorrem 10 quilómetros, pela Estrada Nacional 236, entre a aldeia de xisto do Candal e a Praceta Sá Carneiro, no centro da vila da Lousã.
“Isto é excelente, tem paisagens maravilhosas”, refere Pedro Sanchez, que veio de Miranda do Corvo em representação da Fundação ADFP.
“O objetivo é proporcionar aos utentes a possibilidade de efetuarem um passeio pela Serra da Lousã, podendo desta forma apreciar a riqueza dos espaços naturais, contactando com a diversidade das paisagens, avançou ao Notícias de Coimbra, Alcindo Quaresma da organização, sublinhando que a Serra da lousã “tem condições ideais para as pessoas utilizadoras de cadeira de rodas poderem usufruir de um passeio calmo e descontraído”.
A meio do percurso houve uma paragem para um almoço ao ar livre. Retemperadas as energias, o grupo rumou à vila da Lousã, onde será com pompa e circunstância registada a chegada à Praceta Sá Carneiro.
De referir que os utentes da ARCIL foram os primeiros a fazer este passeio e em 2006 juntaram-se alguns convidados de outras instituições da região, neste momento especial para todos os participantes, proporcionando-lhes uma experiência memorável.
Veja a fotogaleria, mais fotografias no facebook:
Veja os vídeos:
Related Images:
PUBLICIDADE