Saúde
Sabia que a diabetes pode manifestar-se na pele?
Mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes. Segundo o The Sun que citou um grupo de investigadores turcos, muita sede, urinar mais do que o habitual, estar sempre com fome e perda de peso são sintomas a que devemos estar atentos. Mas não só: “pessoas com marcas na pele (fibroma mole, também conhecido como acrocórdon) estão a ser cada vez mais associadas a casos de diabetes do tipo 2, a mais frequente e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.”
A equipa testou o sangue de 60 pessoas. O estudo, publicado na BMC Dermatology, descobriu que 30 pessoas com uma marca cutânea estavam em risco superior de várias perturbações metabólicas, incluindo obesidade, pressão arterial elevada, e de diabetes de tipo 2. O mesmo grupo de cientistas defende ainda que os valores de pressão arterial destas pessoas devem ser testados.
Mais de um em cada 10 adultos têm diabetes. Em Portugal, estima-se que cerca de um milhão sofra desta doença. Contudo, “ainda há cerca de 40% da população portuguesa que apresenta diabetes sem ter a doença diagnosticada”, contou ao Lifestyle ao Minuto José Silva Nunes, especialista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, e presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.
Citado pelo The Sun, o especialista Bruce Green disse que ainda mais sinais de alerta aos quais deve estar atento, como “manchas amarelos ou castanhas ou inchaço, pele mais escura e aveludada, sobretudo no pescoço e axilas, aparecimento súbito de bolhas e ainda manchas secas que provam comichão, principalmente nos braços, pernas, cotovelos e pés.”
O SNS britânico acrescenta que “comichão à volta do pénis ou vagina e cortes ou feridas que não cicatrizam são também sinais comuns de diabetes.”
Related Images:
PUBLICIDADE