Saúde
Praga de percevejos “alarmante” chega a Portugal. Há casos relatados em Coimbra
Os casos começam a crescer e já dizem ser “alarmantes”. Depois de França encerrar sete escolas face à praga de percevejos que o país europeu tem enfrentado nos últimos dias, parece que os insetos chegaram a Portugal. Há já relatos de que estejam por Coimbra, Guimarães, Santo Tirso, Lisboa, e mais locais.
Falamos de uma espécie de percevejo asiático – ‘Halyomorpha halys’ – que chegou através da importação de máquinas agrícolas vindas de Itália.
Um grupo de investigadores da FLOWer Lab – Centre for Functional Ecology, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, avançou com uma campanha de sensibilização para os problemas causados por esta praga. Pode causar dificuldades em humanos e animais, indicou a Renascença.
“Através de um projeto que tínhamos na altura e alertados pela Associação Portuguesa de Kiwicultores da importância que esta praga poderia ter caso entrasse neste país. Aliás, o primeiro caso foi detetado por um produtor de kiwis. Mas estamos a falar de indivíduos pontuais, que de repente – e tendo em conta que não feito nada – começaram a estabelecer-se e reproduzir-se”, frisou João Loureiro. “Nos últimos quatro anos, temos detetado cada vez mais ocorrências”, frisou o investigador e um dos responsáveis do FLOWer Lab.
“Só na última semana tem sido alarmante”, referiu, indicando casos de aparecimento”associado a ambientes urbanos, junto a jardins e às casas das pessoas”.
“Entendemos a preocupação das pessoas, especialmente pelo desconhecimento do que é esta praga. Não porque haja qualquer problema relacionado com a saúde pública”, indicou, mas entende “que cause algum desconforto”.
Related Images:
PUBLICIDADE