Restaurantes

Portugal Restaurant Week promove gastronomia portuguesa no Brasil

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 15-04-2023

 Vai decorrer pela primeira vez na Califórnia uma iniciativa dedicada aos restaurantes portugueses na baía de São Francisco, a Portugal Restaurant Week, com ementas especiais que celebram a gastronomia lusa entre 17 e 24 de abril.

Organizado pela AICEP–Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e pelo consulado-geral de Portugal em São Francisco, o programa integra cinco restaurantes com ‘chefs’ portugueses de renome: “Adega”, “La Salete”, “Petiscos”, “Tasca Tasca” e “Uma Casa”. 

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“Com esta ação pretendemos promover a gastronomia e os produtos portugueses na Bay Area, apoiando e dando maior visibilidade aos restaurantes portugueses desta região e consequentemente aos produtos alimentares portugueses”, disse à Lusa a diretora do escritório da AICEP em São Francisco, Teresa Fernandes. 

Um dos participantes, “Adega”, é o único restaurante português com estrela Michelin nos Estados Unidos da América (e o único em São José). O ‘chef’ David Costa criou para a iniciativa um menu mais compacto, que dará aos consumidores a possibilidade de escolher e combinar vários pratos por um preço mais acessível. 

“É uma boa iniciativa, é bom para promover os restaurantes e a cultura portuguesa”, disse à Lusa o ‘chef’ Costa. “É interessante e cria a oportunidade de trazer pessoas aos restaurantes”. 

Há outro restaurante do ‘chef’ português a integrar o programa, o “Petiscos”, que tem um ambiente casual e é “uma casa mais tradicional, mais familiar”. Em ambos será possível escolher uma variedade de sabores, desde o arroz de pato e o polvo à linguiça e sopa da pedra. As cartas de vinhos são totalmente portuguesas, havendo mais de 500 à escolha no Adega.

No “Uma Casa”, o famoso restaurante português de São Francisco, o ‘chef’ Telmo Faria criou uma ementa representativa da sua oferta e da gastronomia portuguesa. 

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“Temos pratos mais típicos, como pastéis de bacalhau, caldo verde, bacalhau à Gomes de Sá ou carne de porco à alentejana, para que as pessoas que nunca tiveram oportunidade de provar comida portuguesa tenham acesso a ela”, disse o ‘chef’ à Lusa. O preço é fixo e a ementa tem pratos à escolha. 

“Queria fazer um preço que fosse acessível para as pessoas que queiram visitar o restaurante e experimentar a nossa comida”, frisou, “talvez pessoas que nunca tenham provado comida portuguesa”.

Além disso, haverá na quinta-feira, 20 de abril, um jantar com um produtor de vinhos portugueses (Herdade do Esporão) que estará de visita à Califórnia. “É uma oportunidade para alguém que queira ter uma experiência [de jantar] mais elevada e conhecer um produtor de vinhos de alta qualidade que vem de Portugal”, salientou Telmo Faria. 

Os dois ‘chefs’ sublinharam que a maioria dos clientes dos seus restaurantes não tem origem portuguesa, embora possam ter algum interesse em Portugal – ou porque visitaram recentemente ou pretendem visitar. 

Esse é um dos focos da iniciativa, segundo explicou Teresa Fernandes. 

“Acreditamos que esta ação de promoção, desenvolvida em conjunto com o consulado-geral de Portugal em São Francisco, permitirá reforçar a notoriedade de Portugal no mercado junto do consumidor final e de influenciadores”, afirmou a responsável da AICEP. 

A expectativa é de que a Portugal Restaurant Week fomente o crescimento das exportações de produtos dos setores agroalimentares e vinhos e possa atrair pessoas para Portugal como destino de turismo e investimento. 

Além disso, indicou a responsável, “reforçará o reconhecimento das empresas portuguesas enquanto produtoras de bens e serviços de elevada qualidade e diferenciação”. 

O cônsul-geral de Portugal em São Francisco, Pedro Pinto, disse que a “excelência” destes restaurantes portugueses justifica a iniciativa, que acontece pela primeira vez. 

A ação de promoção, considerou, promove não apenas a gastronomia portuguesa mas também a cultura e os vinhos portugueses. “Conjuga três valências da nossa ação: comunidade portuguesa, cultura e economia”, afirmou. A expectativa para o programa é elevada. 

“Portugal está cada vez mais no radar dos californianos, e em particular na Bay Area”, disse o cônsul-geral. “Por isso, esta iniciativa está a gerar grande interesse, entre a comunidade portuguesa, mas também muito além. Estou muito entusiasmado com a perspetiva de elevada adesão”.

O ‘chef’ David Costa indicou também a complementaridade dos restaurantes, em que “cada um tem a sua maneira de interpretar a cozinha portuguesa”. 

No “La Salete”, em Sonoma, o ‘chef’ Manuel Azevedo celebra o que chama de “cozinha nova portuguesa”, com sabores lusos, ingredientes californianos e uma interpretação própria da gastronomia. 

O outro restaurante do ‘chef’, “Tasca Tasca”, oferece experiências inusitadas e uma carta de vinhos exclusivamente portugueses, num ambiente que lembra as tascas tradicionais. 

“O consumo de vinho e produtos ‘gourmet’ portugueses nos EUA tem tido um crescimento constante e os consumidores reconhecem a qualidade dos produtos portugueses”, sublinhou Teresa Fernandes, “muito devido às visitas” que realizam ao nosso país “e às agradáveis experiências gastronómicas que têm” enquanto lá estão.

A AICEP agregou as informações sobre o programa no ‘website’ OnlyPortugal.pt.

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