Coimbra

Coimbra inventou o fino (e há uma história inacreditável por trás)

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 semana atrás em 09-04-2025

Pode parecer apenas uma expressão popular para pedir uma cerveja em certas regiões de Portugal, mas o termo “fino” tem raízes profundas na cultura boémia e académica de Coimbra.

Quem o garante é Pedro Batista, CEO da Praxis, durante uma visita ao museu e fábrica da marca, no âmbito da apresentação do Praxis Beer Fest, o novo festival de cerveja que promete animar a cidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Pedro Batista, a expressão “fino” para designar uma cerveja servida em copo alto e de vidro fino terá surgido em Coimbra, nos anos 40, pelas mãos de um icónico estudante da Universidade, conhecido como Toninho Saraiva, ou Toninho Copy. A história é contada no livro Bohemia Coimbran, de António Nicolau da Costa, um transmontano que veio estudar Medicina em Coimbra e que, mais tarde, relatou as memórias da sua juventude boémia na cidade.

PUBLICIDADE

De acordo com o livro, Toninho Saraiva foi diagnosticado com uma rara forma de tuberculose e internado no sanatório do Caramulo. Contudo, fugiu e regressou a Coimbra, afirmando que foi curado pelas “propriedades milagrosas” da cerveja local, feita com água do Mondego. A sua paixão era tal que exigia sempre a bebida num copo de vidro fino e o hábito foi ganhando adeptos, ao ponto de a expressão “um fino” se tornar comum entre os estudantes e, mais tarde, pelo país fora.

“É mais uma das histórias que nos chegaram às mãos ao acolhermos o património cervejeiro na Praxis. Esta ligação entre a cultura académica e a cerveja está no ADN da cidade”, explicou Pedro Batista.

A revelação surge numa altura simbólica para a marca Praxis, que prepara a mais uma edição do Praxis Beer Fest, a ter lugar no Jardim da Sereia e Campo de Santa Cruz, entre os dias 13, 14 e 15 de junho.

O evento reunirá marcas nacionais e internacionais de cerveja, gastronomia, música e animação para toda a família. “É um hino à cidade e aos seus tesouros, uma festa que Coimbra merece”, conclui Pedro Batista.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE