Várias corporações de bombeiros têm expressado a sua indignação alertando para as péssimas condições da zona destinada ao estacionamento de viaturas de socorro e transporte no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
A área, descrita como um “verdadeiro lamaçal”, tem gerado dificuldades significativas para os profissionais de saúde, que frequentemente são obrigados a passar longas horas à espera nestas condições.
Segundo as queixas, os bombeiros que ali aguardam o final de tratamentos como quimioterapia e fisioterapia de utentes acabam por enfrentar sérios incómodos alegando que os contentores da urgência podiam lá ser colocados.
PUBLICIDADE
A falta de uma infraestrutura adequada força-os a permanecer dentro das ambulâncias, já que sair para o exterior implica sujeitar-se à lama e ao mau tempo, resultando num desgaste físico e problemas logísticos.





Em resposta ao NDC, a ULS Coimbra admite que “o período de chuvas, dos últimos dias, de facto, tem criado neste parque algumas poças de água e lama”, referindo que “este espaço será intervencionado no âmbito da beneficiação da Praceta Mota Pinto, resultante das obras do Sistema de Mobilidade do Mondego”.
“O parque junto aos Hospitais da Universidade de Coimbra, criado na zona das antigas bombas de combustível, para o estacionamento de ambulâncias não pertence à ULS de Coimbra. Este espaço foi cedido temporariamente pela Câmara Municipal de Coimbra, garantindo o estacionamento gratuito para ambulâncias que aguardam utentes”, indica a entidade.
Em resposta às necessidades específicas de circulação de ambulâncias, está já prevista uma solução definitiva. “No âmbito do Plano de Mobilidade da ULS de Coimbra está prevista a construção de um parque de estacionamento exclusivo para ambulâncias, cuja empreitada se prevê que possa arrancar o mais brevemente possível. Neste espaço continua a existir a possibilidade de estacionamento para ambulâncias”, conclui a ULS Coimbra.
Atualizada com resposta da ULS Coimbra.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.