Coimbra

Amarelo Silvestre convida à reflexão sobre minorias na Oficina Municipal do Teatro em Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 30-11-2023

No próximo domingo, dia 3 de dezembro, às 17:00h, a Oficina Municipal do Teatro volta a receber a Amarelo Silvestre, de Canas de Senhorim, e a sua criação “Engolir Sapos”.

PUBLICIDADE

publicidade

O espetáculo assume-se como uma proposta para famílias que reflete artisticamente sobre o preconceito e sapos de loiça e que pretende levar a palco a discriminação sofrida diariamente pelos cidadãos de etnia cigana.

PUBLICIDADE

Simultaneamente, é uma peça que procura colocar o espectador num lugar de autoanálise e a pensar nos sapos que tantas vezes engole. No palco, estarão uma filha que não se cala, um pai moralista e muitos sapos.

“Em Portugal, existem entre 40 e 60 mil ciganos, uma minoria entre as maiorias. Em Portugal, existem entre centenas e milhares de sapos de loiça em estabelecimentos comerciais, uma minoria entre as maiorias dos produtos expostos. Os sapos existem para decorar. E para afastar. Ciganos. Se um sapo incomoda homens e mulheres de carne e osso, um sapo incomoda-nos a todos.” é o mote dado pela companhia artística.

A Amarelo Silvestre foi fundada em 2009 na Vila de Canas de Senhorim, uma localidade com uma população de 3500 habitantes. O trabalho que desenvolve nesta base de operações tem o intuito de ter validade artística em Canas de Senhorim, Lisboa, Londres, Cairo, Tóquio, Nova Iorque ou Adelaide. O seu projeto artístico está desde sempre ligado a um teatro contemporâneo criado em contexto semi-urbano, atento à Vida e à Pessoa: à valorização da existência individual. Citando a companhia: “Move-nos iluminar o desequilíbrio e, a partir daí, iniciar a criação caminhando para o desconhecido. Sempre praticando a liberdade que o Teatro torna possível. Nunca deixando de dar perguntas às respostas que vamos tirando da frente dos olhos.” 

Os bilhetes para este espetáculo estão disponíveis na Oficina Municipal do Teatro e na Ticketline e têm um valor entre 4€ e 10€.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE