Coimbra

Obra “Turismo no Centro de Portugal: Potencialidades e Tendências” apresentada na Quinta das Lágrimas

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 11-07-2018

A Actual Editora, chancela do Grupo Almedina, apresenta a obra “Turismo no Centro de Portugal: Potencialidades e Tendências”, que visa definir estratégias para a valorização do centro do país como destino turístico de excelência, após a trágica consequência dos incêndios florestais do ano de 2017. Com prefácio da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e coordenação de Pedro Barbas Homem e de Antónia Correia, a publicação será apresentada no próximo dia 18, quarta-feira, às 17h00, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.


O ano de 2017 foi o mais fatal de sempre no que ao número de vítimas em incêndios diz respeito. Os incêndios florestais de 2017 e a destruição das vastas áreas de património, vieram levantar muitas questões acerca do futuro da região centro do País que, até aqui, tinha vindo a beneficiar do aumento da procura turística nacional e internacional. É exatamente sobre esta questão que a mais recente obra da Actual Editora, chancela do Grupo Almedina, se debruça.

PUBLICIDADE

Certo é que o turismo se tornou, nos últimos anos, uma das principais fontes de riqueza à escala nacional e à escala local, valorizando, simultaneamente, o património natural e cultural e criando emprego e dinamizando a economia. No entanto, e devido aos acontecimentos de 2017, os estragos causados pelos incêndios vieram retrair o desenvolvimento turístico, nomeadamente no Centro do País.

Sob a coordenação de Antónia Correia, Diretora da Escola de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia e uma das 100 melhores investigadoras a nível mundial, e de Pedro Barbas Homem, reitor da Universidade Europeia, especialista na área do Direito, a obra “Turismo no Centro de Portugal: Potencialidades e Tendências” aborda os temas do território e cultura e das políticas públicas e empreendedorismo.

A obra tem como objetivo contribuir para identificar o potencial turístico da região; identificar e caracterizar a extensão dos estragos causados pelos incêndios, nomeadamente no desenvolvimento turístico; definir estratégias para a valorização do centro do país como destino turístico de excelência, com o estabelecimento de políticas de coesão e desenvolvimento territorial equilibrado, a promoção de emprego qualificado e a afirmação de uma marca de qualidade.

“Turismo no Centro de Portugal: Potencialidades e Tendências” reúne colaborações de trinta e seis académicos de diversas Universidades, Europeia, Algarve, Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Lisboa, Nova de Lisboa e ISCTE, de Institutos Politécnicos, Guarda, Tomar e Viseu, para além de textos de responsáveis do Turismo do Centro de Portugal e da Proteção Civil.

3 Anexos

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE