Coimbra
O “Maior Queijo Rabaçal do Mundo” pesa “50 quilos”!
Num dia de sol e chuva, o Rabaçal, no concelho de Penela, (re)viveu o Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos.
PUBLICIDADE
O certame é uma organização conjunta do município de Penela e da União de Freguesias de S. Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal e teve lugar numa tenda instalada no antigo campo de futebol.
O afamado queijo Rabaçal, o vinho Terras de Sicó, o azeite Sicó, os enchidos, o mel, as nozes, o pão caseiro e os bolos tradicionais fizerem as delicias dos visitantes que puderam provar e comprar estes “produtos endógenos dos territórios de baixa densidade”.
Os promotores pretendem “sensibilizar toda a sociedade para a arcaica atividade de pastorícia e da produção tradicional do Queijo Rabaçal, valorizando em simultâneo outros produtos e elementos que caracterizam a região, num ambiente de recriação histórica conjugada com a festa popular, protagonizada pelo folclore”.
No ato inaugural, Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela, recordou a grande notoriedade do Queijo Rabaçal, produto que tem grande importância para o desenvolvimento do concelho.
É um sector interessante, que tem um longo caminho a fazer, sobretudo no âmbito na valorização e modernização, de modo a salvaguardar o futuro e a garantir mais rendibilidade, salientou o autarca.
O líder do município penelense anunciou que o Queijo Rabaçal, o Queijo da Beira Baixa e o Queijo Serra da Estrela, “estão a trabalhar uma estratégia de eficiência colectiva” para a valorização destes queijos com Denominação de Origem Protegida (DOP).
Quem foi a este mercado pode participar na degustação do “Maior Queijo Rabaçal do mundo”, uma “bela roda” com 50 quilogramas.
Foram necessários cerca de 500 litros de leite e muito amor à arte para confecionar o Maior Queijo Rabaçal DOP.
Related Images:
PUBLICIDADE