Judocas portugueses ganham medalhas em Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 17-03-2018

Portugal conquistou 3 Medalhas de Bronze no primeiro dia da Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2018. 

PUBLICIDADE

publicidade

unnamed (4)

PUBLICIDADE

A competição decorre até este domingo, dia 18 de março, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia. 

Este sábado, os tatamis conimbricenses receberam os Atletas das categorias -44 kg, -48 kg, -52 kg, -57 kgfemininas e -55 kg, -60 kg, -66 kg e -73 kg masculinos, incluindo 71 portugueses (22 femininas e 49 masculinos).

Na categoria -52 kg feminina, Ana Agulhas começou a sua caminhada com um triunfo perante a britânica Caitlin Barber por waza-ari. Na segunda ronda não conseguiu ultrapassar a espanhola Nina Linne que obteve o ippon aos dois minutos e vinte segundos do combate. Nas repescagens passou à fase seguinte devido à lesão da sua oponente holandesa Ilse Buren. Alcançou a sua terceira vitória na prova contra a israelita Yuli Snir, conseguindo um waza-ari, vantagem que perdurou até ao final dos 4 minutos regulamentares. O seu último combate, contra Marie Besson do Canadá, começou de forma emocionante, com um waza-ari para cada lado. A igualdade no marcador foi desfeita no último minuto, com a obtenção do segundo waza-ari e respetivo ippon. Com esta vitória, Ana Agulhas, conquista a Medalha de Bronze na sua estreia em competições internacionais.

Mafalda Ezequiel (-57 kg) somou a primeira vitória contra a espanhola Laura Vazquez Fernandez por ippon. No combate seguinte não conseguiu superar a Medalha de Bronze do Campeonato da Europa de Cadetes 2016, Shannon Van de Meeberg da Holanda, que alcançou o ippon aos 2 minutos e 18 segundos do confronto. A jovem lusa mostrou-se imparável nas repescagens, somando 3 ippons nos primeiros segundos dos combates: eliminou a italiana Constanza De Santis em 11 segundos, afastou a compatriota Beatriz Barata aos 30 segundos e a espanhola Elena Caibano de Celis em 10. A jovem portuguesa conseguiu um waza-ari cedo, no seu último combate contra a britânica Josie Steele.Mafalda Ezequiel geriu a vantagem até ao fim do encontro e conquistou a Medalha de Bronze.

Na categoria -55 kg masculina, Lucas Catarino eliminou o italiano Filippo Casalini por ippon em apenas 27 segundos, no seu primeiro combate. Na segunda ronda cedeu perante o imparável russo Imam Ibraginov (Conquistou a Medalha de Ouro, vencendo todos os combates por ippon – 5). Reencontrou o caminho das vitórias nas repescagens, derrotando o israelita Ido Rabin por ippon, numa altura em que se encontrava em desvantagem por waza-ari. Na luta pelo pódio, o judoca da Escola de Judo Nuno Delgado defrontou o espanhol Francisco Garcia Mesa. O combate revelou-se equilibrado, estendendo-se até a um emocionante período de ‘ponto de ouro’, com a vitória a sorrir ao jovem luso. Depois da conquista de duas medalhas na cidade de Coimbra em 2017 (Prata na Taça da Europa de Juniores e Bronze na Taça da Europa de Cadetes), Lucas Catarino conquista a Medalha de Bronze da Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2018.

Vanessa Barbosa (-44 kg) estreou-se com uma vitória por ippon sobre a espanhola Clara Lopez Gonzalez. Cedeu na ronda seguinte contra Mireia Rodriguez Salvador de Espanha. Nas repescagens, voltou a encontrar uma judoca espanhola, Belen Martinez Malo, vencendo-a por waza-ari, conquistando um lugar no Bloco de Finais. No seu último combate, contra a espanhola Lucia Rodriguez Carballo, foi surpreendida aos 10 segundos com uma iniciativa da sua adversária, que obteve o ippon vitorioso. Com este resultado,Vanessa Barbosa termina a sua prestação num honroso, 5º lugar.

Destaque ainda para o 7º lugar alcançado pelas atletas Soraia Ribeiro (-44 kg) e Teresa Santos (-48 kg), e para a 9ª posição dos Judocas Teresa Castro (-48 kg), Sofia Cardoso(-52 kg), Beatriz Barata (-57 kg), Alice Pereira (-57 kg), Leonor Silva (-57 kg) e Bruno Barros (-60 kg).

A nível coletivo, a Seleção Espanhola foi a que mais se destacou, alcançando no primeiro dia da prova, 4 medalhas de ouro e 3 medalhas de bronze.

O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebe 455 Atletas (287 masculinos e 168 femininas) em representação de 25 países, ao longo dos dois dias de competição.  Portugal, anfitrião da prova, participa com 101 Atletas (65 masculinos e 36 femininos).

Amanhã, domingo, último dia de competição, entram nos tatamis os restantes 30 Atletas Lusos, com os combates a terem início às 10h00.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE