Rede Solidária do Medicamento chega a Arganil

A Associação Dignitude assinou hoje, dia 1 de fevereiro, com a Câmara Municipal de Arganil mais um protocolo de parceria de âmbito social que permitirá apoiar famílias com dificuldades financeiras daquele Concelho, a adquirirem os medicamentos prescritos, no que concerne à co-comparticipação da responsabilidade do doente.
PUBLICIDADE
O Protocolo hoje assinado “tem por objecto estabelecer e articular um espaço de colaboração entre a Dignitude e o Município de Arganil para objectivos comuns do Programa abem: Rede solidária do Medicamento”.
A Rede Solidária do Medicamento tem por objectivo garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica, e que sejam enquadráveis nos critérios de admissibilidade.
O financiamento é da responsabilidade do Município de Arganil e da Dignitude, que em conjunto garantem a totalidade da co-comparticipação que estaria a cargo do doente. O Município fica também responsável pela referenciação de indivíduos socialmente vulneráveis, cuja situação seja enquadrável no Programa abem:
O Presidente da Camara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa afirmou a propósito no acto da assinatura do Protocolo que “a Câmara Municipal partilha todos os princípios estabelecidos pela Dignitude” e “que esta iniciativa permite dar um passo no apoio a estas pessoas que precisam..”. Referiu ainda na sua intervenção que “crucial é a intervenção social, nomeadamente no que tem a ver com a dignidade”.
Na cerimónia de assinatura do Protocolo estiveram presentes as Farmácias do Concelho também elas aderentes a este projecto.
Refira-se que no passado mês de janeiro a Associação Dignitude assinou um protocolo de colaboração com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses para o desenvolvimento do Programa abem:e que actualmente já desenvolveu protocolos com municípios em todos os Distritos do Continente e também nas Regiões Autónomas.
O Programa abem: financiou em 2017 cerca de 4.000 pessoas e propõe-se atingir em 2018 o apoio a cerca de 25.000 pessoas. A Apifarma, a ANF, a Plataforma Saúde em Diálogo e a Cáritas Portuguesa foram os primeiros associados promotores da Dignitude.
Martins Nunes, Presidente do Comite de Fundraising da Dignitude afirmou “Este protocolo de colaboração assinado hoje com a Camara Municipal de Arganil é mais um passo na longa caminhada da nossa responsabilidade solidária perante aqueles que mais precisam. As parcerias com as Camaras Municipais são parcerias virtuosas, pois em conjunto podemos ajudar a minimizar o sofrimento dos nossos concidadãos, incumbência que encaramos não só como missão mas como cidadãos responsáveis”.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.