Portugueses disputam Campeonato Europeu de Carro à Vela
Dário Ruivo e David Allen vão defender as cores de Portugal no 52.º Campeonato Europeu de Carro à Vela, que se realiza na praia de Bettystown, na Irlanda, de sábado a dia 15.
Natural de Leiria, Dário Ruivo conheceu David Allen, um velejador com dupla nacionalidade australiana e britânica, que se “apaixonou” por Chão de Couce, no concelho de Ansião, no distrito de Leiria, que o desafiou a participar no Campeonato Europeu.
“A ideia é divulgar a modalidade, que é ecológica. Não suja as praias e apenas deixa a marca das rodas no areal”, constatou à Lusa Dário Ruivo.
O velejador, que constrói os seus próprios carros à vela, acrescentou que o objetivo é “aprender, divertir e conseguir ficar em último lugar”, afirmou em jeito de brincadeira.
“Vou correr contra 30 pessoas e todas com uma experiência bem diferente da minha. A minha maior dificuldade será velejar no meio de tanta gente”, disse, revelando, contudo, que David Allen já avisou que poderá “ter uma surpresa”.
Apesar de menos experiente na competição, a dupla treina em condições diferente da dos seus adversários e o facto de ter um areal mais curto permite melhor astúcia para apanhar o vento, que é o “motor” do barco à vela.
Sem campeonatos em Portugal, para participar na prova europeia a dupla teve de criar uma associação e propor-se à federação europeia da modalidade. “A associação irá permitir que mais pessoas que gostam da modalidade possam praticá-la ou venham experimentar e usufruir deste desporto à beira-mar”, referiu Dário Ruivo.
O velejador disse ainda que parte para a Irlanda com o “espírito de experimentar e trazer mais conhecimento e aprendizagem”.
“Somos os primeiros a inscrever-nos no Campeonato da Europa de Carro à Vela, mas não somos os únicos a praticar a modalidade em Portugal. Em Sagres [concelho Vila do Bispo, distrito de Faro], por exemplo, há uma escola”, informou.
Para se prepararem para a prova, a dupla tem treinado as regras com mais amigos na rotunda da zona industrial de Pombal e no Centro de Atividades ao Ar Livre de Alvados. As praias do Baleal (Peniche), Osso da Baleia (Pombal) e Figueira da Foz, e o areal entre as praias do Pedrógão (Leiria) e Vieira de Leiria (Marinha Grande) são também locais utilizados para a velejar de carro à vela.
Referindo que o David é “mais competitivo”, Dário Ruivo contou que quando o britânico o desafiou a participar na prova respondeu-lhe que “só aceitava se ele fosse com as cores da bandeira de Portugal”.
“Ele apaixonou-se pelo nosso país, pelo que aceitou”, sublinhou.
Related Images:
PUBLICIDADE