Cena Lusófona usa palco mediático para conversar com a Câmara de Coimbra

A Cena Lusófona não gostou da resposta da Câmara Municipal de Coimbra sobre o atraso na entrega das chaves para a sua sede.
Por isso, a Cena Lusófona resolveu tornar público um e-mail que esta manhã enviou à Autarquia, bem como a anterior “troca” de correspondência sobre o assunto.
PUBLICIDADE
Afirma que o faz “porque a comunicação com a CMC parece mais fluída quando é intermediada pela comunicação social e porque enquanto não há elevador nós podemos utilizar as escadas”.
Veja o que nos enviaram:
———- Mensagem encaminhada ———-
De: Cena Lusófona <cenalusofona@gmail.com>
Data: 3 de agosto de 2017 09:31
Assunto: Re: Novas instalações da Cena Lusófona – acesso
Para: Carina Gomes <carina.gomes.ver@cm-coimbra.pt>, geral@cm-coimbra.pt, cultura@cm-coimbra.pt
Cc:Exma. Senhora
Doutora Carina Gomes
Câmara Municipal de Coimbra
Pelouro da CulturaExmo. Senhor
Dr. Manuel Machado
Presidente da Câmara Municipal de CoimbraRegistamos que a Câmara Municipal de Coimbra deu anteontem à comunicação social o que há mais de dois meses se recusa a dar-nos directamente: uma explicação mínima para o facto de ainda não nos ter sido facultado o acesso às instalações cedidas no âmbito do Contrato de Comodato assinado a 24 de Maio.
É um peculiar forma de diálogo, mas o mais importante é que a informação passe de um lado para o outro.
Lemos atentamente os jornais e fomos tentar perceber o que, no caso deste edifício, poderão ser os “acessos mecânicos”. Chegámos à conclusão de que se trata do elevador!Ora, se é verdade que para a abertura das instalações ao público o elevador é essencial, designadamente para viabilizar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, o facto de este ainda não estar em funcionamento não é incompatível com a entrada da Cena Lusófona no edifício.
É que há muito a fazer antes de abrir as instalações ao público:
– limpeza e organização do espaço;
– inventário do mobiliário existente e suprimento de eventuais falhas;
– disposição do acervo;
– arquivo das reservas;
– armazenamento dos stocks das edições próprias da Cena Lusófona;
– tratamento da documentação recolhida desde Outubro de 2016;
– instalação e teste dos sistemas de comunicação;
– várias outras tarefas de gestão da Associação e dos seus projectos.É um conjunto de tarefas que demora algum tempo e que pode perfeitamente ser feito enquanto decorre o “processo de contratação pública para que possa existir controlo dos acessos mecânicos”.
Neste sentido, voltamos a solicitar a entrega da chave para que possamos iniciar de imediato a mudança para as novas instalações, de forma a que o edifício possa realmente abrir ao público “muito em breve”.
Enquanto não há elevador, utilizamos as escadas.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Rodrigues
Em 20 de julho de 2017 15:19, Cena Lusófona <cenalusofona@gmail.com> escreveu:
Exma. Senhora
Doutora Carina Gomes
Câmara Municipal de Coimbra
Pelouro da Cultura
Vimos perguntar qual a razão de ainda não nos ter sido facultado o acesso às novas instalações da Cena Lusófona na Ala Central do Antigo Colégio das Artes.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Rodrigues
Em 5 de julho de 2017 18:09, Cena Lusófona <cenalusofona@gmail.com> escreveu:
Exma. Senhora
Doutora Carina Gomes
Câmara Municipal de Coimbra
Passou já mais de um mês desde a assinatura do protocolo e continuamos sem qualquer novidade por parte da Câmara Municipal de Coimbra quanto à data em que poderemos aceder às instalações.
Esta situação está a prejudicar de forma séria a concretização do nosso plano de actividades e ameaça tornar-se ainda mais grave, dado que está a esgotar-se o prazo que nos foi dado para armazenamento temporário do acervo da Associação, por parte das instituições que aceitaram colaborar connosco nesta fase de transição.
Gostaríamos por isso de saber o que se passa e que nos dessem indicações concretas quanto à data em que vamos finalmente poder iniciar a mudança para as novas instalações.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Rodrigues
Em 9 de junho de 2017 11:39, Carina Gomes <carina.gomes.ver@cm-coimbra.pt> escreveu:
Exmo. Senhor
Dr. Pedro Rodrigues
Cena Lusófona,
Também a Câmara Municipal tem o máximo interesse na rápida instalação da Cena Lusófona na Ala Central do Colégio das Artes, estando, por isso, a diligenciar para resolver pequenas questões, de modo a facilitar a V. instalação. Assim, daremos notícias muito em breve.
Com os melhores cumprimentos,
Carina Gomes
De: Cena Lusófona [mailto:cenalusofona@gmail.com]
Enviada: quinta-feira, 8 de junho de 2017 11:03
Para: Carina Gomes; cultura@cm-coimbra.pt;
Assunto: Re: Novas instalações da Cena Lusófona – acesso
Exma. Senhora
Doutora Carina Gomes
Câmara Municipal de Coimbra
Pelouro da Cultura
Na sequência da assinatura do Contrato de Comodato assinado há duas semanas e do e-mail abaixo transcrito, vimos reiterar o nosso interesse em iniciar o processo de instalação da Cena Lusófona o mais rapidamente possível.
Agradecemos por isso que nos sejam dadas indicações sobre quando e onde podemos ter acesso às chaves para começar a mudança.
Gratos pela atenção dispensada, apresentamos os melhores cumprimentos.
Pedro Rodrigues
Em 25 de maio de 2017 14:37, Cena Lusófona <cenalusofona@gmail.com> escreveu:
Exma. Senhora
Doutora Carina Gomes
Câmara Municipal de Coimbra
Pelouro da Cultura
Na sequência da assinatura do Contrato de Comodato entre o Município de Coimbra e a Cena Lusófona relativo à cedência das instalações na Ala Central do Antigo Colégio das Artes, no Pátio da Inquisição, vimos manifestar a nossa disponibilidade para acertar com a Câmara Municipal a data e a forma de entrega das chaves o mais rapidamente possível.
Ficamos a aguardar um contacto por parte da Câmara Municipal neste sentido e colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos ou informações que sejam necessários.
Gratos pela atenção, apresentamos os melhores cumprimentos.
Pedro Rodrigues
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.