José Manuel Silva tem 4 000 assinaturas para se candidatar à Câmara de Coimbra
José Manuel Silva revelou na apresentação da sua sede de campanha que já conseguiu angariar as 4000 assinaturas que o movimento Somos Coimbra necessita para formalizar a candidatura à Câmara Municipal de Coimbra (CMC).
O espaço foi inaugurada hoje, 6 de junho, na Rua Ferreira Borges, 42, 2º andar. Está situado no coração da mágica Baixa de Coimbra”, afirma o Somos Coimbra.
A escolha da sede entre a Porta de Almedina e a Praça Velha representa bem a vontade de reanimar a Baixa, a cidade e o concelho” diz a candidatura que afirma que a mesma “continua a aproximar-se a passos largos da Câmara” e “já está a 100 metros da Câmara”. O GPS diz que daqui até aos Paços do Concelho são 260 metros, constatou NDC.
A sessão contou com as intervenções de José Manuel Silva, da candidata à Presidência da Assembleia Municipal de Coimbra (AMC) – Filomena Girão, de Seabra Santos – Mandatário do Movimento Somos Coimbra e Bernardo Nogueira – Mandatário para a Juventude.
Enquanto candidata à Assembleia Municipal, Filomena Girão “tem como objectivo principal “promover a participação de todos, com rigor e competência, promover o exercício da nossa cidadania”.
O nosso voto é importante, sim, frisou Filomena Girão, antes de lembrar que “os votos das últimas eleições em Coimbra demonstram um descontentamento e um desânimo, que, por si só, justificam o Somos Coimbra”.
A candidata à AMC acrescentou na sua intervenção que “os números desassossegam. Os números desassossegam-nos, sim. E esta descrença é maior nos jovens de Coimbra. Eu sou mãe de 3 filhos, dois dos quais já votavam em 2013. E não acredito que os jovens não queiram saber quem os governa e como os governa.Pelo contrário, acredito que os nossos jovens estão muito preocupados com o seu futuro, com a sua vida em Coimbra”.
“Ouvi há dias os Deolinda e dei conta que estou farta dos “Agora não”! Cantei alto todos os Agora Sim! Cantei mal, desafinada, mas com convicção! É o tempo do “Agora sim”! Agora Sim! vou identificar os problemas” .
Agora Sim!, vou assumir a minha responsabilidade. Agora Sim!, vou participar na solução. Agora Sim!, vou participar, promete Filomena Girão.
José Manuel Silva começou por anunciar que quer “mudar Coimbra, vai mudar Coimbra, que sabe o que Coimbra precisa, que está preparados para dar um futuro melhor a Coimbra. Não é por acaso que é a primeira candidatura a inaugurar a sua sede de campanha, salienta.
O candidato à CMC aproveiou o momento para questionar: Qual é a história recente de Coimbra? A avenida central da cidade foi aprovada na Câmara há 55 anos e ainda não está feita. O novo Palácio da Justiça tem terreno reservado há 47 anos e continua uma miragem. Em 30 anos, o grave problema de estacionamento dos HUC ainda não foi resolvido. Ao fim de 23 anos o Metro Mondego gastou 100 milhões de euros para retirar o comboio às populações.Há um ror de anos que se fala em devolver à cidade o espaço da Penitenciária de Coimbra, um ponto de interrupção e descontinuidade da malha urbana, e nada acontece”.
Como no Porto e em França, está na hora de dar oportunidade aos independentes. Libertar a Câmara de Coimbra das teias de interesses e dos boys partidários, apostar e respeitar criteriosamente o mérito das pessoas e decidir exclusivamente com base no interesse público já fará uma colossal diferença positiva no funcionamento da Câmara e do concelho. Sabemos o que Coimbra precisa, queremos mudar Coimbra, vamos mudar Coimbra, afiança José Manuel Silva.
Durante meia hora, o putativo candidato à sucessão de Manuel Machado repetiu muito do que já tinha dito na sessão em que anunciou a sua candidatura, tendo apresentado ideias que são comuns aos outros 5 candidatos à CMC.
Finalmente, uma novidade: José Manuel Silva anunciou, em primeira mão, que “reuniu as 4000 assinaturas exigidas por lei para formalizarmos a candidatura do movimento cívico Somos Coimbra ao município de Coimbra, embora mantenhamos a recolha, pois queremos apresentar muito mais que o mínimo, para salvaguardar qualquer situação e porque recolher as assinaturas é também uma excelente ocasião para falar com as pessoas e ouvir e registar as suas sugestões.
José Manuel Silva confirmou ainda que já tem candidatos a praticamente todas as Freguesias e Uniões de Freguesia do concelho e continua “a trabalhar afincadamente nas restantes, onde estamos a desenvolver fortes contactos”. Não apresenta candidatura a Souselas “porque esta freguesia já é bem liderada por um independente; não faria sentido um independente contra um independente”
Aproveitou o momento para apresenta os primeiros candidatos a Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia do concelho de Coimbra, mas nem todos estiveram presentes na inauguração da sede campanha.
E os candidatos a 14 das 18 freguesias de Coimbra são: Brasfemes – Rui Manuel Machado Ferreira, eira – Carlos Manuel Correia de Almeida, Cernache – (mandatária) Maria Margarida Tavares Gonçalves, Santo António dos Olivais – Ana Maria Goulão Machado, São Silvestre – José Manuel Gândara Gaspar, Torres do Mondego – Sónia Teresa Maia Teles, União das freguesias de Antuzede e Vil de Matos – Cláudio José Temudo Machado, União das freguesias de Assafarge e Antanhol – Carla Margarida Simões Ribeiro, União das freguesias de Coimbra – Manuel Fernando dos Santos Lobão, União das freguesias de Eiras e São Paulo de Frades – Ana Margarida Branco Carvalhas, União das freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas – Isabel Maria Rodrigues de Paiva, União das freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades – Maria da Graça Oliveira Mesquita e União das freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila – Maria Inês Monteiro de Almeida.
Veja tudo o que aconteceu no vídeo da nossa transmissão em directo:
Related Images:
PUBLICIDADE