Semana Municipal para a Igualdade em Oliveira do Hospital
O Município de Oliveira do Hospital prepara-se para assinalar o seu Dia Municipal para a Igualdade (21 de junho) com a dinamização de várias iniciativas ao longo de uma semana, de 17 a 23 de junho, com o objetivo primordial colocar a igualdade entre mulheres e homens no centro da agenda pública de Oliveira do Hospital e da região.
PUBLICIDADE
Instituído no âmbito das ações promovidas através do Projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável” (iniciado em 2011), o Dia Municipal para a Igualdade tem vindo a ser celebrado, anualmente, com atividades que desafiam a população do concelho a envolver-se ativamente no sentido da prossecução das políticas de desenvolvimento local para a promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação.
O programa, que tem o seu ponto alto no Dia Municipal para a Igualdade, inicia na noite de sábado, 18 de junho, com mensagens de sensibilização e fotografias pela Igualdade durante a realização das Marchas Populares, no Parque no Mandanelho. O dia seguinte será preenchido com a iniciativa “24H pela Igualdade” através da difusão de várias mensagens na Rádio Boa Nova e outros espaços de sensibilização em diferentes eventos, de que é exemplo o Torneio Inter-Freguesias.
Os dias 19 e 20 de junho são particularmente dedicados ao público infantil do pré-escolar e 1.º CEB e na manhã de segunda-feira (19 de junho), a Casa da Cultura César Oliveira recebe o teatro infantil “Mariana num Mundo Igual”, um projeto pedagógico de promoção da igualdade de género e oportunidades da atriz Mariana Monteiro. Já através da iniciativa “A brincar pela Igualdade” serão dinamizadas, nestes dois dias, atividades desportivas e de sensibilização lúdico-pedagógicas para os mais novos, no Centro Escolar de Nogueira do Cravo e no Pavilhão Municipal/Parque do Mandanelho.
O dia do solstício de verão foi a data escolhida para o Dia Municipal para a Igualdade em Oliveira do Hospital, pautado pelo lema igualitário “o sol quando nasce é para tod@s”. As comemorações têm o seu ponto alto neste dia, 21 de junho, durante o qual a “Carrinha da Igualdade” do Roteiro Cidadania em Portugal, uma iniciativa da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, vai estacionar na cidade de Oliveira do Hospital a partir das 10H00.
À tarde, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, serão apresentadas as linhas fortes do Plano Municipal para a Igualdade 2017/2020, que resultou de um processo participativo com avaliação, auscultação e recolha de contributos da comunidade, momento antecedido por um mini concerto para olhos vendados contra a violência de género – “Fechar os olhos à violência”. Seguir-se-á uma tertúlia da igualdade com a presença de Raquel Gonçalves, técnica do Roteiro Cidadania em Portugal e uma performance de dança. O Dia Municipal para a Igualdade terminará com uma caminhada pela Igualdade, momento de sensibilização de rua, a partir das 21H00 no Largo Ribeiro do Amaral, inserida no programa mOHve-te verão 2017.
O vasto programa comemorativo culmina com a mesa redonda “Igualdade, desigualdades e oportunidades de mudança” que terá emissão na Rádio Boa Nova às 12H00 de sexta-feira, 23 de junho. A promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação e a diversas formas de violência, particularmente na prevenção da violência doméstica e apoio a vítimas, bem como a informação e formação dos mais jovens para os problemas da violência ligada ao género têm sido apostas do Município de Oliveira do Hospital através do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”.
Para além da criação do Dia Municipal para a Igualdade e da figura de Conselheira Municipal para a Igualdade foi disponibilizada uma linha de apoio jurídico e apoio social para as vítimas de violência doméstica (238 605 260), entre outras iniciativas, colocando a Igualdade de Género no centro da agenda pública do concelho e região.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE