Máscaras da Ásia em exposição no Museu da Pedra em Cantanhede
Uma síntese da coleção de Máscaras da Ásia da Fundação Oriente está patente ao público no Museu da Pedra do Município de Cantanhede até ao próximo dia 8 de outubro.
PUBLICIDADE
A exposição reúne 84 peças de um acervo de mais de 13.000 representações de arte tradicional asiática, um dos maiores e mais importantes do género na Europa.
As máscaras apresentadas nesta exposição pertencem à coleção Kwok On, iniciada em Hong Kong, na década de 1970, com a recolha de um conjunto de marionetas cantonenses, instrumentos musicais, livros e artefactos diversos. Entretanto,depois de ter sido ampliada pelo sinólogo francês Jacques Pimpaneau, que reuniu para o efeito objetos originários de um espaço geográfico que se estende da Turquia ao Japão, foi incorporada, em 1999, no património da Fundação Oriente, que tem vindo a dar sequência a esse processo através do Museu do Oriente.
As máscaras expostas no Museu da Pedra do Município de Cantanhede são oriundas da Índia, Sri Lanka, Tailândia, Indonésia, Coreia, Tibete e Japão, dando a conhecer um pouco da diversidade e riqueza das culturas asiáticas.
Os materiais usados na sua construção são variados, desde as esculpidas em madeira, até às elaboradas em papiermâché, passando pela utilização de tecidos, metal e outros produtos.
A coleção integra o acervo do Museu do Oriente, da Fundação Oriente, instituição portuguesa privada constituída em 1988 com oobjetivode promover “o reforço das ligações históricas e culturais entre Portugal e os países do extremo Oriente”.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE