Governo lança concurso público para “modernizar” Coimbra B

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 02-06-2017

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou hoje a abertura de concurso público para o projeto de modernização da estação ferroviária Coimbra B, que implicará um investimento superior a dez milhões de euros.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade
Sessão de esclarecimento na Câmara Municipal de Coimbra

Sessão de esclarecimento na Câmara Municipal de Coimbra

“Hoje mesmo lançámos o concurso do projeto de modernização de Coimbra B”, disse o ministro, que falava, ao início da tarde de hoje, na Câmara de Coimbra, na sessão de apresentação do Sistema de Mobilidade do Mondego, que prevê a introdução de autocarros elétricos, em canal dedicado, no Ramal da Lousã, e na cidade de Coimbra.

O Governo compreende “a importância da estação de Coimbra B” para a Linha do Norte e para a cidade, disse Pedro Marques, reconhecendo a necessidade da requalificação e modernização da gare, vulgarmente conhecida também como Estação Velha.

A intervenção em Coimbra B implicará um investimento “superior a dez milhões de euros”, disse o ministro, que falava aos jornalistas após a sessão no Salão Nobre da Câmara de Coimbra. 

Veja as declarações no final do vídeo da nossa emissão em directo:

Trata-se, no entanto, de “uma estimativa”, pois só depois de elaborado o projeto será possível compreender o que é necessário fazer, designadamente no plano técnico, sublinhou o governante.

As obras serão feitas de modo a que a estação modernizada e requalificada esteja em funcionamento até à conclusão da execução do Sistema de Mobilidade do Mondego (três anos e meio), assegurou Pedro Marques, que quis adiantar a data de conclusão da obra.

“A Estação Velha, está mesmo velha e já sem as condições mínimas para servir de estação ferroviária central a uma cidade como Coimbra”, sustentou, por seu lado, durante a mesma sessão, o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, regozijando-se com a decisão do Governo de acabar com o que trata por “Apeadeiro Velho”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE