iParque obrigada a devolver 7 milhões de fundos europeus?!
A “internalização” do iParque pela Câmara Municipal de Coimbra pode custar 7 milhões de euros à Câmara Municipal de Coimbra.
Manuel Machado confessou na reunião desta segunda feira, 22 de maio, da Câmara Municipal de Coimbra que o município pode ser “obrigado” a devolver 7 milhões de euros de fundos europeus por causa da inevitável extinção da empresa Coimbra Inovação Parque SA.
O líder do município conimbricense adiantou que vai contratar uma entidade especializada na área financeira e jurídica para evitar a obrigatoriedade de devolução dos dinheiros da Europa.
O primeira anuncio que a Coimbra Inovação Parque SA ia ser extinta e o parque integrado na universalidade da CMC foi efectuado por Manuel Machado na sessão de dia 10 de março da Assembleia Municipal de Coimbra.
A revelação ocorreu um dia depois deste presidente da Câmara Municipal de Coimbra ter realizado a sua primeira visita de trabalho ao iParque.
Recordamos que o Conselho de Administração do iParque tem apenas dois elementos (Magalhães Cardoso e Paulo Mendes) desde que Veiga Simão abandonou (em abril de 2015) as funções que ocupava para ocupar o cargo de Vice-Presidente da CCDRC.
Manuel Machado nunca tinha dito nada sobre o futuro do iParque, nomeadamente em relação ao seu enquadramento no regime jurídico da atividade empresarial local e das participações locais, deixando a eventual resolução deste problema para o último ano do seu mandato.
O edil também não explicou porque ainda mantém em funções o actual Presidente do Conselho de Administração, que ocupa aquele lugar em nome da falida ACIC – Associação Comercial Industrial de Coimbra.
Segundo dados disponíveis na Conservatória do Registo Comercial de Coimbra o mandato desta administração terminou em 15 de maio de 2016 e de acordo com o deputado municipal Nuno Freitas não tem contas aprovadas
A Câmara Municipal de Coimbra é a principal acionista da Coimbra Inovação Parque, com 90,23%. A lista de acionistas inclui ainda a Universidade de Coimbra (1,79%), a SI Vales – Saúde e Vida, SGPS, Lda. (1,62%), a Associação Comercial e Industrial de Coimbra (1,44%) e o Novo Banco (1,44%).
Related Images:
PUBLICIDADE