Cidade
Manutenção Militar vai acolher Centro de Documentação e Estudos da Cidade de Coimbra
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, recebeu hoje as chaves da Manutenção Militar das mãos do secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello.
Além de Marcos Perestrelo e de Manuel Machado, também estiveram presentes o diretor Geral de Recursos da Defesa Nacional, Alberto Coelho, o diretor de infraestruturas do Exército, António Tavares, 3 vereadores da CMC e duas dezenas de militares e trabalhadores da autarquia.
Um ato simbólico que tem por base a entrega da posse da Manutenção Militar, à Câmara Municipal de Coimbra.
Deste modo, dá-se cumprimento ao que ficou estipulado numa escritura celebrada em 3 de agosto de 1899, entre a CMC e o então Ministério da Guerra. Nesse documento manuscrito pode ler-se que “reverterão para a Câmara o edifício e terreno que ficarem na posse do Ministério da Guerra se deixarem de ser aplicados para a sucursal da Manutenção Militar”, aplicação que, como é do conhecimento público, deixou de existir há alguns anos.
De novo na posse do Município de Coimbra, perspetiva-se para a Manutenção Militar um futuro promissor, já que Manuel Machado tenciona instalar aí o futuro “Centro de Documentação e Estudos da Cidade de Coimbra”. Um projeto que será incluído no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, apresentando um valor elegível previsto de 3,6 milhões de euros.
Manuel Machado faz o enquadramento histórico e explica o que vai fazer no edifício situado junto ao mercado municipal de Coimbra:
Related Images:
PUBLICIDADE