Cidade
Manuel Machado planta uma árvore no Largo de S. Salvador!
O lançamento do concurso público da empreitada de “Repavimentação e Modernização de Infraestruturas do Largo de S. Salvador” foi um dos assuntos que o executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) votou na sua reunião desta segunda-feira.
Em traços gerais, a empreitada procura tornar mais agradável e funcional um espaço público histórico, de fruição turística, situado na Alta Universitária e junto ao Museu Nacional Machado de Castro e que atualmente apresenta sinais de degradação. De base, o concurso público apresentará um preço de 201.620 euros (c/IVA) e um prazo de execução de 240 dias.
O atual piso em calçada de calhau rolado e quadrícula em lajetas de calcário dificulta a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada e está danificado, com lajetas partidas ou em falta e buracos na calçada. Nesse sentido, a intervenção incluirá a repavimentação integral do Largo de S. Salvador com lajetas de granito, material com as necessárias características de conforto, atrito e resistência, duradouro e sem necessidade de manutenção.
A Sul do Largo será criada uma zona de estar com sombra, através da colocação de um banco em blocos de mármore e da plantação de uma árvore de pequeno porte.
A rede elétrica passará de aérea para enterrada e a iluminação será de LED. As redes existentes no subsolo serão também modernizadas, através da instalação de rede de gás natural, remodelação da rede de abastecimento de água, separação da rede de esgotos em redes domésticas e pluviais e revisão da rede de dados. Serão também instalados equipamentos e rede que permitam disponibilizar acesso à internet gratuito Wi-Fi aos utentes do espaço público. Por último, será implementado/reorganizado o modelo de recolha de lixos domésticos.
A intervenção inclui ainda o tramo superior da Rua do Cabido e toda a extensão do Beco das Condeixeiras (as repavimentações totalizam cerca de 690 m2). Desta forma, pretende-se gerar condições que concorram para a melhoria funcional das habitações, estabelecimentos e restantes edificações existentes na zona, contribuindo de forma decisiva para a agradabilidade geral do Largo de S. Salvador.
O largo situa-se na convergência das ruas do Loureiro, São Salvador e Cabido. Confina com a Igreja do mesmo nome e o Museu Nacional Machado de Castro. Integra-se no perímetro da Cidade Muralhada, na zona de vestígios da ocupação romana e em área de imóveis classificados, nomeadamente a Igreja de São Salvador, o Paço Episcopal (Antigo) e Sé Nova de Coimbra e na área de proteção do bem classificado como Património Mundial da UNESCO.
Related Images:
PUBLICIDADE