Francisco Queirós e Manuel Pires da Rocha, eleitos da CDU na Câmara e Assembleia Municipal de Coimbra que voltam a ser cabeças de listas nas eleições autárquicas de 1 de outubro, participaram numa acção de contacto com comerciantes da Baixa de Coimbra.
Através de comunicado enviado a NDC a CDU recorda que tem levado a cabo regularmente este tipo de iniciativas com o objectivo de ouvir quem vive e trabalha na Baixa, para poder actualizar informação e dar visibilidade aos problemas desta importante zona da cidade.
PUBLICIDADE
A CDU conta-nos que “o diagnóstico feito foi de degradação, falta de limpeza, descaracterização da Baixa e envelhecimento dos seus habitantes.
A falta de estacionamento também foi levantada por muitos comerciantes”, informa a CDU, que reafirmou a necessidade de “Defender, Reabilitar, Povoar e Dinamizar a Baixa de Coimbra”
A coligação PCP/PEV deu ainda nota “do trabalho de reabilitação dos fogos da Câmara sob alçada do departamento de habitação – competência delegada da CDU – que embora insuficiente é um passo para atrair moradores, através de soluções habitacionais de baixo custo. Reafirmou a necessidade de não permitir que se retirem mais serviços da Baixa”.
Segundo a CDU, a proliferação de grandes e médias superfícies comerciais foi apontada pelos comerciantes como altamente prejudicial.
Os eleitos da CDU reafirmaram as suas posições de combate a este cerco dos grandes grupos de distribuição, ilustrando com o voto contra a aprovação do número excepcional de lugares de estacionamento previsto no Regulamento do Plano Director Municipal, para o projecto de construção de um Supermercado do Grupo Aldi em Santa Clara.
Durante os contactos tornou-se evidente para a CDU que as facilidades que estes grupos de distribuição encontram na sua instalação, contrastam com as dificuldades criadas aos pequenos comerciantes da Baixa.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.