Autárquicas

Movimento Cidadãos por Coimbra luta por Orçamento Participativo

Notícias de Coimbra | 12 anos atrás em 22-08-2013

Cerca de meia centena de pessoas participou ontem na décima sessão do Coimbra à Escuta dedicada a ouvir as Freguesias. Maria dos Prazeres Francisco, cabeça de Lista à Freguesia de Eiras e S. Paulo de Frades, e José Augusto Ferreira da Silva, candidato à Câmara Municipal, debateram com os membros das listas e o público presente o papel e as competências dos órgãos de Freguesia, reafirmando a importância destes na defesa do bem estar das populações.

De acordo com informação do CpC, José Augusto Ferreira da Silva relembrou que a lei atribui aos órgãos das Freguesias vastas competências próprias e outras que podem ser nelas delegadas pelo Município, em matérias tão relevantes como o Abastecimento Público, a Educação, Cultura, Tempos Livres e Desporto, Cuidados Primários de Saúde, Acção Social, Protecção civil, Ambiente e Salubridade, Desenvolvimento, Ordenamento Urbano e Rural. Assim, as listas do movimento CPC deverão considerar todas estas áreas nos seus programas, procurando acima de tudo promover a participação das cidadãs e cidadãos na vida da freguesia, nomeadamente através da implementação de orçamentos participativos. Em breve, será anunciada mais uma iniciativa pública do Cidadãos por Coimbra dedicada exclusivamente aos orçamentos participativos.

PUBLICIDADE

publicidade

A transparência e o rigor serão linhas mestras de atuação das listas do Cidadãos por Coimbra que quer fazer das Juntas de Freguesias órgãos facilitadores e animadores do desenvolvimento local dos territórios e promotores efectivos da qualidade de vida das suas populações.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE