Coimbra
Coimbra recebe Presidente da Rede Ibero-americana de Universidades Promotoras de Saúde
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) organiza, no próximo dia 5 de abril, a conferência “Participação, estilos de vida e bem-estar no ensino superior”, uma iniciativa no âmbito do projeto internacional Peer-education Engagement and Evaluation Research (PEER), que é também liderado pela instituição de Coimbra.
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O encontro, a realizar nas instalações da ESEnfC – Polo A (Avenida Bissaya Barreto, em Celas), entre as 14h00 e as 20h00, contará com a presença do coordenador da Rede Ibero-americana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS), Hiram Arroyo, professor na Universidade de Porto Rico.
Esta conferência marca o início o III Curso Internacional de Pesquisa-ação Participativa em Saúde, que terminará em dezembro deste ano e que visa a capacitação de equipas de pesquisadores para promoverem estilos de vida saudável e mais bem-estar nas instituições de ensino superior.
A conferência e o curso internacional têm o apoio do Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco em Crianças e Adolescentes (IREFREA – Portugal) e da International Collaboration of Participatory Health Research (ICPHR).
«A pesquisa-ação participativa em saúde é uma abordagem que enfatiza a participação dos cidadãos em todos os aspetos do processo de pesquisa, incluindo-os em todas as etapas: desde a identificação de questões de pesquisa até soluções de execução/ação», afirma a professora Irma Brito, coordenadora do projeto PEER e do curso, além de professora na ESEnfC.
Para Irma Brito, que também é membro do Comité Executivo da ICPHR, onde representa os países de língua oficial portuguesa e é responsável pela formação, «a participação das partes interessadas [na investigação em saúde] faz aumentar a capacidade de efetuar mudanças nas condições sociais mais amplas que afetam a saúde e bem-estar a longo prazo».
O III Curso Internacional de Pesquisa-ação Participativa em Saúde constitui uma oportunidade para gestores de projetos apresentarem e desenvolverem os respetivos projetos de promoção da saúde em contexto escolar, refletindo sobre eles e imprimindo-lhes a vertente de pesquisa participativa, além da possibilidade de se juntarem em equipas internacionais criando estudos de caso multicêntricos.
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