Economia

Perceive3D desenvolve software inovador para cirurgia ao joelho e garante financiamento de 1,3 milhões de euros

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 13-03-2017

 

A Perceive3D, S.A. (P3D) conseguiu captar fundos de 1,3 milhões de euros da Fase 2 do SME Instrument (SMEi), sistema de incentivos integrado no programa Horizonte 2020 da União Europeia que tem por objetivo apoiar as empresas europeias mais inovadoras e disruptivas.

PUBLICIDADE

publicidade

Sem Título

Participada da Portugal Ventures, a P3D foi a única empresa portuguesa a obter financiamento no tópico de Information and Comunication Technology (ICT), estando, assim, entre as dez selecionadas a nível europeu num total de 310 candidatas.

Fundada por João Barreto e Rui Melo, a P3D conseguiu captar financiamento deste programa comunitário para concretizar o Projeto in.nav, que consiste num software de navegação para cirurgia ortopédica guiada por vídeo (artroscopia). O in.nav combina processamento inteligente de imagem com tecnologia de realidade aumentada para sobrepor no vídeo informação que ajuda o cirurgião a executar melhor o procedimento.

“Este incentivo vai servir para fazermos a validação clínica em experiências post mortem, o seja, em cadáveres, do nosso sistema de navegação para cirurgia artroscópica. O investimento inicial da Portugal Ventures, em 2013, permitiu desenvolver a tecnologia, agora com o incentivo SME Instrument, podemos testá-la com vista à introdução final em mercado”, diz João Barreto, presidente executivo.

A P3D dedica-se ao desenvolvimento de sistemas para cirurgia ortopédica assistida por computador, com especial enfoque em artroscopia, que é uma aproximação cirúrgica minimamente invasiva em que o procedimento é executado através de pequenas incisões. A empresa é um spin off do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra que tem trabalhado em estreita colaboração com o Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE