Coimbra
Alexandrino é um Presidente feliz com o sucesso da Festa do Queijo Serra da Estrela
Milhares de pessoas aproveitam o fim de semana primaveril para visitarem a 26.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital.
Nos últimos dois dias as atenções estiveram centradas no centro da cidade onde se realizou a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital.
Com mais de 300 expositores de produtos endógenos, artesanato, gastronomia, entre outros artigos, o certame teve como rei da festa, o Queijo Serra da Estrela DOP, considerado um dos melhores queijos do mundo e uma das 7 Maravilhas de Portugal..
Ao longo do fim de semana foram várias as iniciativas que os muitos milhares de visitantes encontraram pelo recinto da festa, no Largo Ribeiro do Amaral (centro da cidade) e que se estenderam a algumas ruas próximas, com destaque para as provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, ou exposição animal.
Regista-se ainda a aposta na promoção do artesanato local através da presença de diferentes artesãos do concelho de Oliveira do Hospital que, no palco da tenda Queijo Serra da Estrela, fizeram demonstrações ao vivo das suas artes.
O evento iniciou, dia 11 de março, às 9:00, com a transmissão em direto do prestigiado programa Terra-a-Terra, da TSF. Já na tarde de domingo, as atenções estiveram centradas na emissão do programa “Somos Portugal” da TVI. Durante os dois dias também a emissora local, Radio Boa Nova fará transmissão especial em direto do certame.
A Festa foi inaugurada pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, com a presença do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres e do “embaixador Fernando Mendes.
A animação cultural e musical foi uma constante, com a presença de dezenas de grupos do concelho e da região que atuaram pelo recinto da festa e nos vários palcos instalados – Palco Queijo Serra da Estrela (tenda principal), Palco Oliveira Mano (jardim) e Palco Serra da Estrela (zona de restauração).
Na Tenda de Eventos foram dinamizadas diversas iniciativas, ao longo dos dois dias, que complementaram a venda de produtos endógenos de qualidade e o artesanato.
Os visitantes assistiram a shows cooking – sempre tendo como base aquela que é uma das Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, o Queijo Serra da Estrela – com a presença de vários chefes de cozinha como Cristina Manso Preto que também fará uma oficina “Cozinha para Crianças”, Pedro Sousa e Manuel André; e dos alunos do Curso Profissional de Restauração, variante Cozinha/Pastelaria do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.
Esteve também presente a campeã mundial Seleção Portuguesa de Pizzaiolos com apresentação da premiada Pizza com Queijo Serra da Estrela DOP.
Para os mais pequenos, esteve em funcionamento a Escolinha do Queijo com a execução de várias atividades centradas no Queijo Serra da Estrela e toda a atividade ligada à pastorícia. Uma oficina de sabonetes com soro de leite de ovelha Bordaleira Serra da Estrela, apresentação e demonstração da fralda para bebé com lã de ovelha Bordaleira; uma prova de vinhos do Dão; e outras atividades no âmbito do ciclo da lã e do ciclo do queijo e requeijão complementaram a programação neste espaço.
Destaque ainda para o tão aguardado concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela” que decorreu no sábado, na tenda de eventos, com a apreciação das iguarias concorrentes e divulgação dos vencedores, bem como do concurso “A Maior Abóbora”.
A confeção do “Maior Requeijão Serra da Estrela do Mundo” com 63,9 Kg, que no final da festa degustado por centenas de pessoas com o não menos famoso, “Doce de Abóbora” voltou a centrar as atenções na edição de 2017 do certame sendo que, este ano, foram também apresentados, na tarde de domingo, o “Maior Iogurte de Ovelha Serra da Estrela” e o “Maior Queijo Fresco de Ovelha Serra da Estrela” com 10 KG!.
A confeção e degustação da Mega Pizza por um dos pizzaiolos da seleção nacional, o fabrico artesanal de Queijo Serra da Estrela DOP; a degustação do queijo convidado, o Queijo de Azeitão; uma venda solidária da “Pizza Solidária Serra da Estrela”; e a entrega dos prémios do “Concurso de Ovinos Serra da Estrela” foram outros momentos que animaram o evento.
Em vários equipamentos municipais estiveram patentes distintas exposições relacionadas com o mundo rural e pastorícia e em simultâneo decorreu a Semana Gastronómica nos restaurantes aderentes.
Nesta 26.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela, o conhecido ator e apresentador Fernando Mendes assumiu um papel de destaque na promoção deste grande certame.
Um dos rostos bem conhecidos do grande público assumiu-se como o “Padrinho” desta edição e aceitou o convite para ser o protagonista do vídeo promocional da maior festa do queijo em Portugal, tendo estado presente na Festa do Queijo Serra da Estrela.
Refira-se que a poucos dias da realização do certame foram dinamizadas ações promocionais, nomeadamente em Viseu e Lisboa e Coimbra.
Na capital, numa ação de sensibilização para a importância da preservação do genuíno Queijo Serra da Estrela, o Município de Oliveira do Hospital (MOH) levou um rebanho de ovelhas.
Com esta iniciativa realizada no Parque Eduardo VII, o Município quis gerar mais um alerta para a necessidade de preservação e valorização de um dos grandes tesouros da gastronomia portuguesa e contra o perigo de extinção de um dos mais antigos produtos tradicionais de Portugal.
Para o presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, “é fundamental criar medidas de incentivo financeiro para a aquisição de animais de raças autóctones – a Ovelha Serra da Estrela e a Churra Mondegueira –, por forma a garantir a biodiversidade animal e a genuinidade do produto”.
Congratulando-se com a anunciada publicação de legislação que torna obrigatória a menção da origem do leite que está na base da produção do Queijo Serra da Estrela, José Carlos Alexandrino defende também que é “fundamental fomentar o aparecimento de jovens no setor, por forma a dar-lhe inovação, dinâmica e viabilidade económica”.
Consciente das dificuldades com que muitos produtores de debatem ao nível do processo de certificação do Queijo Serra da Estrela DOP, o autarca sublinha também que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou este mês a atribuição de um apoio financeiro, de 5 mil euros, destinado às queijarias do concelho que produzem queijo certificado. “Tudo faremos para conservar este grande legado patrimonial, dando aos consumidores garantias de qualidade e de que estão a comprar o que é nosso, porque ninguém nos perdoará se deixarmos perder um dos maiores tesouros gastronómicos do país”, frisou o autarca.
Related Images:
PUBLICIDADE