Cidade

Quando utiliza os SMTUC prefere viajar de MAN, IVECO ou TEMSA?

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 21-02-2017

A Câmara Municipal de Coimbra vai investir perto de um milhão de euros na compra de mais cinco novos autocarros de transporte urbano de passageiros para os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Os veículos, da marca Temsa, serão fornecidos pela empresa Carbus, Veículos e Equipamentos, com um custo total, IVA incluído, de 999.621 euros (199.924 euros por unidade), conforme proposta do júri do concurso, que foi analisada e votada na reunião desta segunda-feira do executivo municipal.

PUBLICIDADE

Além da Carbus, mais duas empresas concorreram ao fornecimento dos cinco novos autocarros: MAN Truck& Bus Portugal e Iveco Portugal, Comércio de Veículos Industriais. O júri excluiu as propostas da Iveco e da MAN por apresentarem desconformidades com o caderno de encargos.

Os vereadores José Augusto Ferreira da Silva (CPC) e José Belo (PSD) questionaram a opção pela proposta da Carbus, a empresa de Cernache de Bonjardim (Sertã) que tem vencido os últimos concursos abertos pela CMC, o que  levou a oposição a não votar favoravelmente, sendo a aquisição aprovada com os votos a favor do PS e PCP. 

José Augusto, sem quer colocar ninguém em causa, deu a entender que o procedimentos é feito à medida dos autocarros TEMSA de origem turca montados pela portuguesa Carbus, o que pode ter levado à exclusão de concorrentes como a multinacionais IVECO e MAN.

José Belo estranhou a fraca pontuação dada à MAN, o que provocou a risota da bancada do PS, pois, como se sabe, Manuel Oliveira, ex-administrador dos SMTUC e antigo presidente do PSD local, está a contas com a justiça por causa de um negócio de autocarros desta marca alemã.

Quer ouvir o que disseram os vereadores da situação é da oposição?

PUBLICIDADE

publicidade

Informação da CMC adianta que “Os autocarros Temsa – semelhantes às unidades que entraram ao serviço no passado mês de setembro -, apresentam uma lotação de 102 lugares. A Carbus garante ainda um prazo de entrega de 60 dias, a partir do visto do Tribunal de Contas”.

O esforço de renovação da frota dos SMTUC, nos últimos 3 anos, representa um reforço de 30 veículos, a que corresponde um investimento camarário de 3.300.000 euros. Além dos referidos cinco autocarros novos, a lista inclui 10 autocarros usados,  5 autocarros novos, 2 miniautocarros híbridos, 1 viatura de transporte de pessoas com mobilidade reduzida, 3 miniautocarros (entrega prevista no 1º trimestre deste ano) e 4 miniautocarros (em fase de adjudicação).

A renovação de autocarros dos SMTUC tornou-se premente, uma vez que a frota apresenta uma média de 14 anos de idade; 40% tem mais de 15 anos e cerca de 25% tem duas décadas, ou mais, de serviço. Além do fator idade, um autocarro dos SMTUC percorre, em média, 70.000 km anuais, em ambiente urbano, uma utilização bastante desgastante para os elementos mecânicos.

Noutro ponto da reunião camarária, o executivo irá ainda analisar a e votar a atribuição de um subsídio à exploração dos SMTUC, no valor de 638.491,58 euros, referente ao mês de janeiro de 2017.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE