Coimbra
Universitária declara que Coimbra é a Maternidade de Portugal
Se Guimarães diz que é berço na nacionalidade, nós podemos dizer que somos a maternidade”.
A afirmação foi feita num contexto cultural e devidamente contextualizada, durante a apresentação da semana cultural da Universidade de Coimbra (UC), que decorreu hoje, 17 de fevereiro, na emblemática, mas não sinalizada, Igreja da Graça, situada naquela parte de Coimbra que é património da UNESCO durante a apresentação da semana cultural da Universidade de Coimbra (UC).
A autora da frase que pode ficar para a história deste edifício da Rua da Sofia é Clara Almeida Santos, Vice-Reitora da UC, a responsável pelas mais de 80 iniciativas da 19ª Semana Cultural da UC.
É um regresso ao “Pólo 0 da UC”, um “regresso simbólico”, declara Clara Almeida Santos ao falar do seu projecto cultural que faz uma transição do “património da humanidade para os patrimónios de humanidade” para redescobrir QUEM SOMOS?, que é o lema da semana que vai de 1 de março a 28 de abril.
Apanhados no tempo e neste diálogo, por vezes tenso, entre o estimulantemente novo e o profundamente enraizado, queremos, durante a Semana Cultural, que terá lugar entre 1 de março e 28 de abril de 2017, colocar uma questão: quem somos?
Já se sabe que para a UC uma semana não são 7 dias, mas sim 59 dias, 8 semanas, 2 meses! Deve ser a maior semana cultural do mundo universitário, que, entre outros artistas mais ou menos conhecidos, provando que nem tudo se faz devagar, vai apresentar um concerto com o pianista mais rápido do mundo.
A semana começa no dia 1 de março com a Sessão Comemorativa dos 727 anos da UC e termina no dia 28 com com o espectáculo Somos UC com Orquestra Clássica do Centro, entre outros.
Orquestra Académica da Universidade de Coimbra (1 de maço), Yolanda Soares (3 de março), Lubomyr Melnyk, o tal pianista mais rápido (10 de março), Zeca Afonso – 30 anos de saudade (17 de março), Poetas Somos (21 de março), Repúblicas em vias de extinção? (24 de março), A UC no caminho da contemporaneidade (30 de março), Como fazer um herbário de plantas medicinais (6 de abril), Quem fomos – Quem somos – Como seremos (8 de abril), Ser feminista entre Coimbra e o Brasil (18 de abril), O que somos senão histórias da vida?, (20 de abril), Vida e obra de Fernando Lopes-Graça (25 de março) ou Mísia (27 de abril) são alguns dos eventos que integram esta semana da universidade em Coimbra.
Clara não tem uma ideia do dinheiro que vai ser gasto nesta iniciativa, mas sabe que a UC vai dar 60 000, 00 Euros para a programação, valor ao qual deve ser acrescido o montante das despesas com comunicação não quantificadas pela Vice-Reitora.
Clara Almeida Santos – Vice Reitora da UC, Fernando Matos Oliveira – Director do TAGV e Cristina Dias Neves do Banco Santander contam tudo sobre a Semana Cultural. Quer ouvir?
Clique AQUI para ver o extenso programa desta semana cultural.
Related Images:
PUBLICIDADE