Cidade
Coimbra procura 2 milhões com Património Mundial do Centro
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai ratificar, na sua reunião da próxima segunda-feira, uma proposta de candidatura conjunta ao programa Centro 2020, para a criação de um produto turístico integrado, associado aos “Lugares Património Mundial do Centro”, que envolve um valor global de 2 milhões de euros.
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A candidatura ao programa Centro 2020 – que prevê apoios financeiros para projetos que visem a promoção do Património Mundial da UNESCO – tem por base um acordo entre a entidade promotora,a Turismo do Centro, e os municípios de Alcobaça, Batalha, Coimbra e Tomar, a Universidade de Coimbra (UC), a Direção Geral do Património Cultural e a Direção Regional de Cultura do Centro, e deverá desenvolver-se ao longo deste e do próximo ano. O investimento da CMC, candidatado, será de 397.500 euros e o da UC 242.500 euros, totalizando 640.000 euros para Coimbra
O objetivo passa por dinamizar o Património Mundial da UNESCO na Região Centro (Universidade de Coimbra – Alta e Sofia, Convento de Cristo em Tomar, Mosteiro de Alcobaça e Mosteiro da Batalha), criando, desenvolvendo e implementando um produto turístico integrado, baseado numa oferta de experiências culturais e criativas únicas, que cativem mais turistas, dinamizem a economia e valorizem, de forma sustentável, a paisagem natural e cultural dos municípios e de toda a região.
Uma candidatura promovida pela Turismo do Centro, que procura contribuir para a afirmação da Região Centro como destino turístico de excelência, reforçando a sua atratividade e contribuindo para o crescimento do número de visitantes, a sua fidelização e o aumento da estadia média; criar uma rede patrimonial na Região Centro que una as cidades detentoras de bens classificados como Património Mundial, oferecendo uma perceção abrangente e integradora dos lugares património ao visitante; reforçar a perceção dos recursos patrimoniais enquanto lugares de contemplação, mas também de fruição cultural e de oferta turística; atrair novos públicos, nacionais e internacionais, através da oferta de experiências mais estimulantes, estruturadas e permanentes; convocar e envolver os agentes privados e públicos do tecido institucional, cultural, turístico, social e económico dos territórios em causa para a realização de ações em parceria; e, por último, criar e implementar um produto turístico integrado de valorização e animação do património mundial com recurso a processos de produção artística em rede e de envolvimento e participação ativa das comunidades locais.
O programa desenrola-se ao longo de dois anos (2017 e 2018) e organiza-se em cinco ações a desenvolver pela entidade promotora, os municípios parceiros, a universidade e as entidades apoiantes. São elas, o envolvimento da comunidade; serviço educativo; programação cultural em rede; hospitalidade turística; e comunicação. A CMC e a UC, enquanto entidades beneficiárias, candidataram quatro projetos: Serviço Educativo da UC; Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra; Sons da Cidade; Visit Coimbra. Um investimento global de 640 mil euros, que se divide em 397.500 euros para a CMC e 242.500 euros para a UC.
O primeiro projeto, o Serviço Educativo da UC, visa fomentar o valor pedagógico do património, gerando novos públicos para o turismo cultural, conta com um investimento de 60 mil euros etem, exclusivamente, a UC como beneficiária.
Já o Anozero insere-se na ação 3, programação cultural em rede, tem como beneficiários a CMC e a UC, e candidata um valor de 402.500 euros para os dois anos. Um evento que procura criar um diálogo entre a arte contemporânea e o património, através de uma exposição plural e variada, com curadoria de Delfim Sardo, e de uma série de outras ações designadas por atividades convergentes, que vão do filme ao vídeo, da fotografia à pintura, passando pela performance, entre outras.
Um projeto que criará novas dinâmicas no âmbito do turismo cultural, tendo por objeto um programa artístico integrado, repartido por vários lugares que integram a lista de bens do Património da Humanidade da UNESCO em Coimbra e que acolhem ou exposições de arte ou atividades convergentes, tais como o Mosteiro de Santa Cruz, Colégio das Artes, Museu Zoológico, Rua da Sofia e Jardim Botânico.
Quanto ao “Sons da Cidade”, também se insere na ação 3 e tem como beneficiários a CMC e a UC, numa candidatura de 40 mil euros para os dois anos. O evento decorre durante uma semana, normalmente no mês de junho ou julho, e é fundamentalmente composto e dirigido para a população do território onde se apresenta, recebendo, de igual forma, os visitantes e turistas que se deixam surpreender pelas propostas artísticas e culturais que animam a cidade. O“Sons da Cidade” integra um conjunto de concertos, espetáculos, visitas, conversas e outras atividades gratuitas, que promovem o convívio e estimulam o conhecimento do património cultural do território.
Por último, o “Visit Coimbra” está inserido na ação 4, hospitalidade turística, tem como beneficiária apenas a CMC e um valor candidatado de 137.500 euros. A proposta é de transformação da designação e de toda a imagem institucional municipal da extinta Turismo de Coimbra, apostando numa nova imagem visual e identificativa de “Visit Coimbra”, que transmita as múltiplas identidades de uma cidade atrativa e aposte na ideia de Coimbra como centro geográfico, cultural e de inovação, integrando nesse conceito todo o novo alcance e reputação da cidade obtida pela classificação da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia como Património Mundial da UNESCO.
Está pensada ainda a criação de um Welcome Center (sem despesa elegível), a instalar no Convento São Francisco, que funcionará como ponto de receção dos visitantes da cidade e como ponto da partida para um outro projeto que se candidatou: os Roteiros Temáticos. Com a criação de um roteiro que permita ao visitante conhecer todo o património classificado pela UNESCO (Universidade, Alta e Sofia), criaram-se circuitos complementares que estão intimamente ligados com esse património – o Roteiro Coimbra Muralhada, Roteiro dos Jardins Históricos, Roteiro dos Escritores, Roteiro do Fado e das Tradições Académicas, Roteiro Fundação da Nacionalidade, Roteiro Viver o Património em Coimbra e o Roteiro Património para os Pequenitos.
Dar a conhecer o património classificado pela UNESCO em Coimbra, interligá-lo com os restantes sete roteiros complementares, e com os bens classificados de Alcobaça, Batalha e Tomar é também o objetivo deste projeto, que se assume assim como primordial para uma melhor compreensão da identidade e cultura de Portugal.
Ação | Projeto | Beneficiários | CMC | UC | Total |
2. Serviço educativo | Serviço Educativo da UC | UC | —- | 60.000€ | 60.000€ |
3. Programação Cultural em Rede | Anozero | CMC e UC | 240.000€ | 162.500€ | 402.500€ |
4. Programação Cultural em Rede | Sons da Cidade | CMC e UC | 20.000€ | 20.000€ | 40.000€ |
4. Hospitalidade Turística | Brochura Património Mundial | CMC | 137.500€ | —- | 137.500€ |
Total | 397.500€ | 242.500€ | 640.000€ |
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