Coimbra

O espelho da cidade

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 24-07-2013

[flagallery gid=105 name=Gallery]

Dando continuidade às ações previstas no Plano Municipal para a Cidadania e Igualdade (na vertente da violência comunitária), que tem como foco de intervenção o recurso à arte como instrumento conciliador entre o espaço físico e a comunidade, do qual o 1º Festival do Croché Social faz parte, foram realizadas duas novas intervenções de arte urbana que tiveram com mote inspirador os azulejos de Portugal (Avenida Fernão de Magalhães) e as suas tradições (na Rua Direita).

PUBLICIDADE

publicidade

Assim, na Rua Direita, recorrendo ao azulejo tradicional outrora produzido pelas fábricas de Coimbra, foram reproduzidas numa fachada figuras ilustrativas das tradições de Portugal e especificamente da cidade de Coimbra. Nesta intervenção, utilizaram-se os próprios pedaços de azulejos que juntos configuram num painel que faz recordar o que de mais simples a nossa cidade tem. O projeto artístico foi concebido pela artista Tatiana Santos e realizado pela própria comunidade que de forma espontânea participou na sua concretização. Importa salientar a forte ligação não só entre as pessoas (residentes, artistas, turistas, Instituições, pessoas em situação de exclusão social, comerciantes locais) como entre estas e o próprio espaço que ajudaram a recriar.

Na Avenida Fernão de Magalhães, junto à Loja do Cidadão, as pessoas que ali passam, vão confrontar-se de forma surpreendente com outra intervenção de arte urbana que tem como fonte inspiradora, o azulejo tradicional de Portugal, mas que, desta vez, o artista recorreu à técnica do stencil para o recriar. No referido espaço, encontra-se ainda, um pedaço de chão revestido a restos de azulejos que foram recriados na fachada adjacente, que deu origem ao processo criativo do artista Diogo Machado aka Add Fuel. Trata-se, assim, de uma intervenção artística com forte ligação afetiva ao espaço onde a mesma se encontra. A conjugação entre o referido artista, o Wool I Covilhã Urban Art Festival, o Município de Coimbra e o potencial que estes espaços guardam na sua história tradicional, resultaram numa feliz relação entre a arte, o espaço e a comunidade. “TEM SEMPRE ENCANTO” é a mensagem que este novo mural pretende passar como forma de preservar o que de mais rico uma cidade/pessoa tem.

Informação e imagens: CMC

Título: NDC

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE