Coimbra
Mortágua é o município da Região de Coimbra com os melhores serviços online
O Município de Mortágua, obteve o 3.º lugar na avaliação do critério “serviços online”, na oitava edição de um estudo bienal que é realizado desde 1999 pela GÁVEA- Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade de informação da Universidade do Minho e patrocinado pela Microsoft.
De acordo com os resultados do mesmo relatório, a Câmara Municipal de Mortágua, foi ainda a que obteve melhor classificação entre os municípios da região NUT II do Centro, da CIM da Região de Coimbra e do Distrito de Viseu.
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Já no que ao ranking global nacional diz respeito, o Município de Mortágua obteve a 4.ª posição, numa análise ao índice de presença na internet das câmaras municipais. Neste estudo, à semelhança das duas edições anteriores, foram identificados endereços Web para as 308 câmaras municipais existentes em Portugal.
O período de recolha e avaliação a que se reporta o estudo teve lugar em finais de 2014 e início de 2015, abrangendo já o executivo de Júlio Norte e sua equipa.
O processo de recolha foi realizado por observação direta dos 308 sítios Web que se encontravam acessíveis. Além da observação direta dos sítios Web, para a avaliação do conjunto de critérios e indicadores, a recolha envolveu também o envio de mensagens de email para as Câmaras Municipais dos 308 municípios.
Os dados recolhidos foram validados e tratados. O tratamento das respostas às mensagens de email enviadas envolveu a análise da data e hora de receção das mesmas, com o intuito de determinar o tempo que demorou a ser dada resposta, bem como a sua tipificação em relação à qualidade da resposta fornecida, nomeadamente se a resposta era díspar do questionado, se, não sendo díspar, era inútil, ou se era útil.
Os dados tiveram em conta quatro grandes critérios, Conteúdos: Tipo e Atualização; Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização dos sítios Web; Serviços Online; e, por último, Participação.
O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que esta distinção é motivo de satisfação e orgulho para o Município e particularmente para os seus Funcionários. “É o resultado da qualidade do seu trabalho, do seu empenho e da sua competência. Este prémio pertence-lhes por inteiro”.
Júlio Norte salienta a importância que as novas tecnologias têm hoje na ligação entre o Município e os munícipes e público em geral, quer em termos de informação e divulgação de eventos e notícias, que em termos de acessibilidade aos documentos e serviços municipais, dando como exemplo do Site e a página de Facebook do Município. “São muito visitados pelos munícipes e o público em geral que ali obtêm a informação de que precisam, com a vantagem de poderem partilhar, enviar ou descarregar essa informação. Estas ferramentas permitem que a informação chegue de uma forma fácil e rápida a um público muito vasto”. Mas são igualmente fundamentais na promoção do concelho, nomeadamente em termos económicos e turísticos. “Temos de estar e investir cada vez mais nestas plataformas tecnológicas, porque são o futuro”.
Esta distinção, acrescenta, constitui ainda um incentivo para continuar a melhorar e a inovar, com o objetivo de prestar um serviço de qualidade aos munícipes e ao público em geral e, para isso, é sempre importante a colaboração de toda a comunidade mortaguense.
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