Coimbra
José Cid merece Nobel da Literatura?
José Cid merece o Nobel da Literatura? Não. Mas merecia o Nobel da Teimosia ou da Resistência. Quem o afirma é o próprio José Cid depois de se saber que o vencedor de 2016 é Bob Dylan.
Apesar deste rotundo não, Cid defende que portugueses como ele, Abrunhosa, Reininho Tê, Godinho, Represas, Palma, Menezes, Fausto ou Veiga podiam ser distinguidos pela academia sueca … se fossem traduzidos para castelhano, francês ou inglês.
PUBLICIDADE
Já agora, que estamos, literalmente, no campo das hipóteses meramente académicas, perguntamos a José Cid se gostava gravar um disco de Fado de Coimbra. Não. Volta a responder que não.
O ribatejano mais bairradino de sempre garante que consegue cantar quase tudo menos fado de Coimbra.
Cid é fã do nosso fado. Adora mesmo! Garante que a guitarra de Coimbra é muito mais world music do que a guitarra de Lisboa.
.Do alto dos seus 74 anos revela que teria muito gosto em ajudar a modernizar a canção dos nossos doutores e estudantes. Dá a entender que o Fado de Coimbra parou no tempo. Cid sabe do que fala. Andou na tropa com Adriano Correia de Oliveira. Está na música desde a década de 50 do século
Conversando com a comunicação social antes de actuar na Festa das Latas, José Cid recordou algumas das suas actuações e os seus agrupamentos musicais em Coimbra.
Nós lembramos que em 2013 recebeu a Medalha de Ouro de Coimbra. Nesse ano foi nomeado embaixador do nosso concelho.
Antes de subir ao palco, o antigo estudante de Direito e autor de êxitos como A Lenda de El Rei D. Sebastião, 20 Anos, Anita não é Bonita, Na Cabana Junto à Praia, Como O Macaco Gosta De Bananas, A Pouco E Pouco (“Favas Com Chouriço”) ou Menino Prodígio fez questão de nos mostrar uma imagem dos seus Babies.
Related Images:
PUBLICIDADE