Cidade
Contador deixará de bater à porta de 25% dos clientes de Águas de Coimbra
A Águas de Coimbra vai investir de 2 milhões de euros para mandar instalar 20 840 “contadores inteligentes”, em áreas residenciais do centro de Coimbra, onde estão cerca de 25% dos clientes da empresa municipal.
Esta “novidade” vai inflacionar o valor da factura a pagar pelo consumidor? Não.
Responde Carvalho dos Santos, o administrador que na prática é o Presidente da Águas de Coimbra desde que Pedro Coimbra foi eleito deputado à Assembleia da República:
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E o preço da água, vai aumentar? Não.
Esta resposta, quando falta um ano para as eleições autárquicas, é de Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra:
Fazendo as contas, cada “contador inteligente” ronda os 100 Euros. Para AC instalar o sistemanos seus 80 000 clientes teria de investir uns 8 milhões de euros, mas como a telemetria não chegará tão depressa a zonas como Vale de Canas ou Assafarge, vamos ter de esperar uns anos para sabermos qual será o valor total do investimento.
Carvalho dos Santos explica porque decidiram fazer este investimento:
A assinatura do “Contrato de Aquisição e Instalação do Sistema de Telemetria”, entre a Águas de Coimbra e a Aqualogy Solutions S.A. foi feita hoje, 19 de setembro, no Museu da Água de Coimbra.
Para já, as áreas residenciais onde inicialmente vai ser instalada a tecnologia pertencem à Zona de Medição e Controlo da Cumeada, que abrange áreas residenciais nobres da cidade, como Celas, grande parte da Solum e várias zonas da Baixa e da Alta de Coimbra
Segundo a AC, trata-se de uma área que regista um volume de perdas de 15%, valor que se considera relativamente baixo quando comparado com o valor médio de perdas de água que se regista noutras zonas. Todavia, estes 15% traduzem um volume de água superior ao que se verifica noutras áreas, porque falamos de uma área de forte densidade populacional e de grande consumo de água.
Salvador Marques, da multinacional Aqualogy, a entidade que venceu o concurso para fornecimento dos contadores, tenta explicar como funciona o sistema:
Este projeto baseia-se na tecnologia de telemetria de longo alcance (rádio VHF) e será instalado nas Zonas de Medição e Controlo da Cumeada e do Pinhal de Marrocos, em duas fases, num total de 20.840 contadores de água.
Com esta solução tecnológica, os contadores estarão ligados por rádio frequência a equipamentos concentradores, que, por sua vez, emitem via GSM/GPRS para o sistema central, onde são recolhidos e processados os dados.
O que vai avançar, já em novembro, é a implementação da primeira fase do projeto, que consiste na instalação de 6700 contadores equipados com esta tecnologia, o que custa à empresa 700 mil euros. O contrato prevê um período de 120 dias para a execução da primeira fase, o que significa que, no primeiro trimestre de 2017, estes contadores já estarão a ser lidos à distância.
O arranque da segunda fase do projeto, que prevê a instalação de mais 14.140 equipamentos, será planeado depois de realizada uma avaliação técnica da primeira etapa do projeto.
Relevante para essa calendarização será, segundo a AC, o resultado de uma possível candidatura a fundos comunitários do investimento global, tendo em conta que esta tecnologia permitirá o combate às perdas de água e a gestão eficiente do sistema de abastecimento. A empresa municipal Águas de Coimbra tem a expetativa de vir a submeter este projeto aos fundos comunitários do programa PO SEUR.
Manuel Machado faz o enquadramento histórico que justificará o investimento de 2 milhões:
A AC garante que as vantagens da telecontagem são claras e beneficiam não só a relação comercial com o cliente, como também a eficiência dos serviços. A faturação passa a ser feita com base na leitura real, eliminando a estimativa de consumo. Para além disso, esta tecnologia é, como já se referiu, um excelente instrumento na luta contra as perdas de água, já que permite, com maior celeridade, detetar fugas nos sistemas,
Sem sair das instalações da Águas de Coimbra, passa a ser possível, através de um sistema de alertas, perceber se, relativamente aos clientes que possuem esta tecnologia, existe um consumo excessivo, ausência de consumo ou um consumo permanente.
Em qualquer um destes casos, a empresa garante que consegue rapidamente perceber o problema, avisar o cliente e intervir, se houver necessidade.
Neste processo de aquisição e implementação de um sistema de telemetria, a Águas de Coimbra tem estado atenta às questões de segurança inerentes à solução técnica de transmissão de dados via rádio VHS, assegurando junto da empresa fornecedora que os equipamentos que serão instalados estão devidamente testados contra quaisquer tentativas de fraude.
Os dados que chegam em permanência à unidade central permitem, aos serviços da Águas de Coimbra, detetar situações anómalas, como a verificação de consumo de água numa instalação que não tenha contrato ativo, ou casos de vandalismo, se o equipamento se danificar.
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