Cinema
CineEco promove conferência sobre o Parque Natural da Serra da Estrela
Para além das várias cinematografias a concurso, com enfoque ambiental e de sustentabilidade, que fazem parte da vasta programação da sua 22ª edição, o CineEco conta ainda com um conjunto de atividades paralelas.
PUBLICIDADE
Depois do concerto para olhos vendados, de Luís Antero – onde o público foi convidado a vendar os olhos, partindo da premissa de que muitas vezes paramos para ver, mas raramente o fazemos para ouvir – destaque para a conferência pública “Conservação e Desenvolvimento local no séc. XXI – Os Desafios no Parque Natural da Serra da Estrela”, a realizar no auditório do CISE- Centro de Interpretação da Serra da Estrela, a 15 de outubro (das 14h às 17h).
A conferência, que conta com a presença da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, será precedida de um workshop técnico com a presença dos principais representantes das instituições com intervenção na serra da Estrela.
A registar, neste âmbito, a inauguração da exposição evocativa do “Parque Natural da Serra Estrela – 40 anos”. No ano em que se assinalam os 40 anos da criação do Parque Natural da Serra da Estrela propõe-se um olhar sobre o passado, o presente e os desafios de conservação e desenvolvimento deste território.
O certame, organizado pela Câmara Municipal de Seia, tem como principal objetivo a divulgação de valores naturais e ecológicos, através do cinema e de atividades culturais, que abordam temas da atualidade como a biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, requalificação urbana, alimentação biológica e compromissos ambientais de uma forma abrangente e pedagógica.
Conferência “Conservação e Desenvolvimento Local no Séc. XXI: os desafios no Parque Natural da Serra da Estrela”
PROGRAMA
14:00h | Receção dos participantes
14:30h | Apresentações dos Conferencistas
Moderador: Francisco Teixeira I Agência Portuguesa do Ambiente
Carlos Filipe Camelo | Presidente da Câmara Municipal de Seia
Rui Melo | Dir. Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro, ICNF
Armando Carvalho | Eng.º Florestal, ex-coordenador do PNSE
José Guerreiro | Professor Universitário, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
16:00h | Debate
17:30h | Encerramento pela Dra. Célia Ramos, Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza
Decorridas quatro décadas sobre a criação do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) revela-se oportuno promover uma análise retrospetiva, olhando a evolução do território e dos objetivos do PNSE, bem como uma projeção dos desafios que o futuro irá colocar.
Na génese desta área protegida, com quase 90.000 hectares, encontra-se uma visão integrada para o desenvolvimento do território, que procura promover a proteção dos valores naturais (biodiversidade, geologia e paisagem) e, simultaneamente, o “bem-estar” das populações. Este é um desafio que se mantém. A interação entre homem e natureza na área do PNSE é tão evidente quanto complexa, traduzindo-se num território heterogéneo. Nesta área protegida encontramos áreas de valor natural incalculável, importantes habitats dependentes da presença do Homem e atividades económicas sustentadas no património natural existente.
Atualmente, a serra da Estrela sofre com a litoralização do desenvolvimento, o envelhecimento e desertificação que carateriza todo o interior de Portugal, o flagelo dos incêndios florestais, a falta de capacidade financeira na intervenção do Estado… O futuro acrescentará outros desafios, ligados às alterações climáticas e ao aparecimento de novas atividades económicas.
Importa assim identificar os desafios e expectativas de futuro e encontrar respostas inovadoras para a gestão integrada deste território. A responsabilidade de zelar por este património natural inigualável não pode ser ignorada. No entanto, a ‘equação’ inclui igualmente as necessidades de desenvolvimento económico, social e cultural das populações. Como podem as áreas protegidas servir (também) de motor ao desenvolvimento local? Que instrumentos temos ao nosso dispor? Quais os modelos de gestão e de articulação institucionais mais adequados?
15 de outubro | 10h às 13h
Workshop: “Parque Natural da Serra da Estrela: olhar o passado, pensar o futuro”
PROGRAMA
10:00 Receção e abertura (Câmara Municipal de Seia)
Apresentação dos objetivos e modelo de funcionamento do workshop
10:15 Passado: os 40 anos do Parque Natural da Serra da Estrela
Quais foram as principais mudanças durante este período?
Intervenções dos participantes e debate
11:15 Presente: o contributo do PNSE para a sustentabilidade do território
De que forma o PNSE contribui para a sustentabilidade e valorização do território? Quais os principais problemas que persistem?
Intervenções dos participantes e debate
12:15 Futuro: Desafios e respostas na gestão deste território
Quais os principais desafios que se vão colocar nos próximos 10 anos? Como dar resposta a esses desafios?
Intervenções dos participantes e debate
12:45 Considerações finais e encerramento
Related Images:
PUBLICIDADE