Primeira Página

Papel higiénico e velas “voaram” durante apagão na Lousã

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 horas atrás em 29-04-2025

Na sequência do apagão que atingiu Portugal e outros países europeus na segunda-feira, 28 de abril, o Notícias de Coimbra esteve ontem em alguns espaços comerciais da Lousã, onde foi possível constatar a escassez de certos produtos.

Num hipermercado da vila, as prateleiras de papel higiénico estavam completamente vazias. “Voaram”, referiu uma cliente, acrescentando que o mesmo se verificou com as velas, outro dos produtos mais procurados em situações de falha de energia.

Já num outro estabelecimento comercial, as velas que habitualmente custavam 0,30€ estavam a ser vendidas 0,50€. “As lanternas foram todas […] “Venho cá comprar velas todos os sábados para levar para o cemitério e sei o preço delas”, refere uma cliente.

PUBLICIDADE

Além da procura por artigos de iluminação, houve também relatos de filas intermináveis nos postos de abastecimento.

Este comportamento da população reflete não apenas os efeitos práticos do apagão, mas também o clima de incerteza que se instalou após horas de falta de informação clara. Para já, as autoridades continuam a monitorizar a situação e a garantir que os serviços essenciais estão a ser repostos gradualmente.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE