Região

Figueira da Foz dá mergulho na nova piscina municipal

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 28-04-2025

O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, presidiu no dia 27 de abril, menos de um ano após a outorga do contrato de aquisição da fração correspondente ao Health Club Portugal, situado no Edifício Portugal, no coração do Bairro Novo, à cerimónia de abertura da Piscina Municipal – Edifício Portugal.

O equipamento, que foi adquirido por 465 mil euros, valor que incluiu todo o recheio, foi, entretanto, sujeito a algumas obras de requalificação e reparações, realizadas, em grande parte, por funcionários municipais, a quem Pedro Santana Lopes deixou uma palavra especial de apreço.

O presidente da Câmara, que se fez acompanhar de todo o executivo municipal, salientou que a piscina “não tem como objetivo fazer concorrência a outros espaços de ginástica e fitness que existem no concelho”. Recordamos que, à data da aquisição do espaço, o mesmo havia referido que o que se pretendia era proporcionar a possibilidade às pessoas idosas e aos jovens da zona urbana “terem um espaço mais próximo” onde pudessem praticar natação e outras atividades aquáticas.

PUBLICIDADE

O autarca reiterou esse objetivo e referiu que espera que os figueirenses “gozem e saboreiem” a piscina, que também ele espera vir a utilizar algumas vezes.

O equipamento desportivo irá dispor, em permanência, de dois nadadores-salvadores e dois professores de Educação Física, encontra-se equipado com uma cadeira que permite o acesso a pessoas com mobilidade condicionada, um restaurante/cafetaria/bar já concessionado e o horário de funcionamento ainda não é definitivo, podendo vir a abrir ao domingo, pois no seu entender de Pedro Santana Lopes “uma piscina destas, situada no centro da cidade, deve estar disponível, principalmente quando as pessoas estão mais livres para vir cá”.

Apesar de ter referido que ainda faltam “algumas coisas”, como o tanque de gelo, a sauna e uma abertura maior para o exterior, para ter mais luz, está tudo a ser tratado e a piscina encontra-se pronta a ser utilizada.

A propósito de piscinas, o edil figueirense recordou que “ao longo destes anos acho que já lá vão cerca de dois milhões de euros “ e que o município vai realizar muito em breve um investimento de quase um milhão de euros na requalificação da piscina do Paião, a qual “ainda não dispõe de painéis para as energias renováveis”.

Os primeiros a entrar na nova piscina municipal foi um grupo de utentes do Programa Municipal Qualidade deVida, que usufruiu de uma aula de hidroginástica.

A Piscina Municipal- Edifício Portugal entra em funcionamento já esta segunda-feira e num período inicial, que se estima até final de agosto, estará aberta de segunda a sexta-feira das 09h00 às 21h30 e aos sábados das 09h00 às 13h00. O acesso far-se-á através da aquisição de cartões de regime livre. Estes cartões, com 10, 15, 20 e 26 entradas, permitirão a utilização, durante 75 minutos, de todas as valências do equipamento. Os preços situam-se entre os 20,00 € (10 entradas) e os 52,00 € (26 entradas).

Para além da piscina, a instalação desportiva, dispõe de salas de aulas de grupo, um court de squash e um circuito de Spa constituído por sauna, banho turco e jacuzzi, uma sala de musculação e uma sala de cardiofitness.

Semanalmente será disponibilizado o plano de atividades, que incluirá aulas de hidroginástica, hidrobike, ginástica localizada, pilates, alongamentos e indoor cycling.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE