A semana entre 28 de abril e 4 de maio de 2025 será marcada por grandes mudanças no tempo em Portugal.
Fruto da influência de uma depressão isolada em altitude situada perto do território nacional. Esta depressão trará ar mais fresco e húmido, poeiras provenientes do Norte de África e criará condições propícias para episódios de instabilidade atmosférica.
Nos primeiros dias da semana, o tempo será quente, com céu geralmente pouco nublado e possibilidade de poeiras no ar. No entanto, a partir de quarta-feira, 30 de abril, prevê-se uma mudança: a passagem de frentes ativas de Sul para Norte deverá trazer chuva forte, trovoadas e possibilidade de fenómenos como granizo e vento forte, especialmente na quarta e sexta-feira.
PUBLICIDADE
A evolução desta depressão, que se desloca de forma invulgar dos Açores para o Sudoeste, poderá provocar ventos superiores a 100 km/h nas ilhas, sobretudo na sexta-feira. A intensidade da instabilidade no Continente dependerá da trajetória exata deste sistema, mas os dados atuais apontam para um risco meteorológico considerável, informa o Luso Meteo.
Para esta segunda-feira, 28 de abril, haverá tempo seco e quente, com céu pouco nublado e vento fraco a moderado de leste. Existe então a forte possibilidade de poeiras no ar.
No dia seguinte, haverá aumento da nebulosidade com possíveis aguaceiros esporádicos, mais prováveis no litoral. Temperaturas ainda elevadas, com vento de sudeste por vezes moderado a forte.
A chuva, trovoadas e possível granizo chegam na quarta-feira, dia 30. As temperaturas descem de forma acentuada.
No feriado, Dia do Trabalhador, poderá trazer abertas e tempo ameno, embora a ameaça de aguaceiros não esteja totalmente afastada.
O primeiro fim de semana de maio poderá manter a instabilidade, com aguaceiros previstos no sábado e possibilidade de chuva no domingo, sobretudo no Norte do país.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE