Primeira Página

Descubra a aldeia na Serra da Lousã onde “quem visita, nunca diz adeus”

Notícias de Coimbra | 8 horas atrás em 21-04-2025

Imagem: acacio moreira facebok

Na Lousã, há uma aldeia escondida nas encostas da serra, entre duas pequenas linhas de água, onde o tempo parece ter parado.

Falamos de Chiqueiro, uma aldeia construída em xisto, resgatado da própria Serra da Lousã, cujo nome reflete a atividade que lhe deu origem: a pastorícia.

PUBLICIDADE

publicidade

“Apenas as campainhas dos rebanhos parecem contrariar a sensação de que aqui o tempo parou há muito”, é o que se lê numa enorme placa de metal à entrada da aldeia.

PUBLICIDADE

Com uma vista privilegiada sobre a vila da Lousã, Chiqueiro estende-se ao longo de duas ruas íngremes, onde se alinham casas, currais e antigos palheiros.

A aldeia integra a Rede das Aldeias do Xisto e está protegida pela Rede Natura 2000, o que garante a preservação do seu valor ambiental, arquitetónico e cultural.

Com uma vista privilegiada para a vila da Lousã, a Aldeia dispõe de casas, currais e palheiros espalhadas por duas ruas íngremes.

Segundo o site Aldeias de Xisto, as aldeias de Casal Novo, Talasnal e Chiqueiro são bastante semelhantes do ponto de vista arquitetónico, podendo se destacar como património:

Capela da Senhora da Guia
Esta capela era partilhado pelos habitantes do Casal Novo e do Talasnal. Parece ter sido o templo mais importante dos três existentes nas aldeias da serra, dado que a aldeia chegou a ter pároco residente.

Inscrição religiosa
Na fachada de uma casa que se situa junto à capela, uma pedra de xisto possui o que resta de uma pequena inscrição que ali foi gravada. São visíveis as letras “I H S”, que correspondem ao trigrama e símbolo que foi utilizado pela Companhia de Jesus. É provável que a inscrição date da época em que um pároco residiu na aldeia.

Segundo a Câmara Municipal da Lousã, “Visitar o Chiqueiro implica ficar sempre um pouco mais, tal é a atração que os seus traços e história têm sobre nós. Com o rosto praticamente inalterado, a sua autenticidade marca quem a visita, pedindo sempre um novo encontro. Quem visita o Chiqueiro nunca diz adeus, diz antes, até outro dia.”

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE