Primeira Página

“Missão: 100% português” revela o melhor de Coimbra e da Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 58 minutos atrás em 21-04-2025

Imagem: Cervejaria Práxis Facebook

Vera Kolodzig e João Paulo Rodrigues estiveram, no mais recente programa “Missão: 100% português”, a explorar o melhor que a cidade de Coimbra e da Figueira da Foz têm para oferecer.

Vera Kolodzig começa o programa na Cerâmica Antiga de Coimbra, uma das fábricas mais antigas da cidade que foi transformada num espaço inovador, onde poderá jantar enquanto vê a fábrica de cerâmica a trabalhar.

PUBLICIDADE

publicidade

Localizado na Baixa da cidade, o edifício da Cerâmica Antiga de Coimbra, pertence a um extenso conjunto de unidades de produção de cerâmica do século XVIII, que existiram naquela zona da cidade.

PUBLICIDADE

O restaurante do espaço procura celebrar a harmonia entre as características do século XVIII e a arquitetura contemporânea, apresentando um cardápio assente na gastronomia mediterrânea com produtos locais e regionais.

João Paulo Rodrigues, por sua vez, foi conhecer os encantos da Figueira da Foz, cidade rainha das praias de Portugal. A sua jornada começou nos Irmãos Norinho, uma empresa de fornecimento de lampreias e enguias vivas.

Depois de entender o trabalho da fábrica, o apresentador foi desafiado a conseguir “apanhar” uma enguia e teve ainda direito a provar um pouco de enguia fumada, uma das novas apostas da fábrica.

A meio do programa, o destino dos apresentadores cruza-se e agora é João Paulo Rodrigues que passeia pelos laranjais de Coimbra, um local centenário que, segundo reza a lenda, foi o local onde se aperfeiçoou o sabor do fruto, uma vez que este inicialmente era azedo.

Nos laranjais, o apresentador dá a conhecer aos portugueses a CitroSida, uma bebida inovadora criada por Arnaldo Batista em colaboração com a Escola Superior Agrária de Coimbra.

Vera, agora na Figueira da Foz, visita as salinas, uma das principais atividades económicas da cidade durante muitos anos.

Na Ilha da Morraceira a apresentadora conhece um projeto aposta numa cosmética 100% natural que não testa em animais e opta sempre por materiais ecossustentáveis.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE