Vamos

Livros, cinema e juventude marcam o final do programa “Abril no Feminino”

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 21-04-2025

A 4.ª edição de Abril no Feminino entra nas suas derradeiras semanas com uma programação que continua a afirmar este projecto como espaço de encontro, reflexão e emoção. Depois da forte adesão às actividades no Convento São Francisco — nomeadamente à peça «Kiki Van Beethoven» e à conversa «Idadismo. Vamos ou ficamos? Ficamos!» — seguem-se dias preenchidos por palavras, imagens, memórias e música.

No Dia Mundial do Livro, 23 de Abril, pelas 18:00, será apresentada, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, a obra «As Revolucionárias. Doze Mulheres Portuguesas Desobedientes,» da autoria de Maria João Lopo de Carvalho. A sessão contará com a presença da autora e será moderada por João Gobern, convidando à reflexão sobre o papel de mulheres pioneiras que desafiaram normas e abriram caminho às gerações futuras. A entrada é livre, com reserva prévia obrigatória para o endereço bguc-eventos@bg.uc.pt.

PUBLICIDADE

publicidade

A educação e a sensibilização das novas gerações são também parte integrante do projecto. No dia 24 de Abril, às 14:30, a Escola Secundária D. Duarte acolhe a acção educativa «25 Conversas», uma dinâmica de jogo pensada para estimular a participação e a interação com jovens. A iniciativa ocorre no âmbito da apresentação do livro «25 Mulheres», de Raquel Costa, no mesmo dia, às 18:30, a Livraria Bruaá (no Convento São Francisco) com uma conversa com a autora, que contará com a participação de Helena Faria e moderação de Miguel Gouveia.

PUBLICIDADE

Continua o ciclo de cinema no Teatro Académico de Gil Vicente, com duas sessões que convocam a memória e a resistência das mulheres portuguesas: no dia 22 de Abril, às 18h30, será exibido «O que podem as palavras» de Luísa Marinho e Luísa Sequeira; a 29 de Abril, também às 18h30, será apresentado o filme «Elas também estiveram lá» de Joana Craveiro / Teatro do Vestido.

Até 30 de Abril, continuam patentes duas exposições. «10 Anos de Cante», de Ana Baião, está visível nas montras de lojas aderentes das Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz; e «O Vaguear do Olhar», com curadoria de Ana Antunes, pode ser visitada no Edifício Chiado – Museu Municipal de Coimbra, até 13 de Julho.

O grande encerramento desta 4.ª edição acontece no dia 30 de Abril (quarta-feira), às 21h30, com o concerto comentado «Liberdade, Liberdade! — Espelho do que somos e do que queremos ser» que terá lugar na Sala São Tomás do Seminário Maior de Coimbra. A voz de Helena Sarmento será acompanhada por Pedro Martins (guitarra portuguesa), Lucas de Campos (viola) e Filipe Teixeira (baixo), num alinhamento que convoca autores como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Alegre e Alain Oulman. O jornalista Miguel Carvalho dará corpo à reflexão com a intervenção «O princípio do livre pensamento, da livre opinião e da tolerância». As reservas podem ser efectuadas através dos números 962 610 050 ou 918 431 155. Os bilhetes estarão disponíveis no local, no próprio dia do concerto, a partir das 18:00, com o preço único de 10,00 €.

Num tempo de inquietação e retrocessos de direitos, Abril no Feminino reafirma-se como projecto de resistência e esperança, acreditando que a Cultura é — e deve continuar a ser — um lugar de liberdade e de futuro. O programa completo de Abril no Feminino, criado por Margarida Mendes Silva e com produção da Cultura e Risco – Associação Cultural, está disponível em www.abrilnofeminino.pt

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE