Portugal

“Todos, todos, todos”! Quando o Papa fez Portugal parar para ouvir o amor

Notícias de Coimbra | 8 horas atrás em 21-04-2025

O Papa Francisco visitou Portugal em duas ocasiões marcantes: em 2017, por ocasião do Centenário das Aparições de Fátima, e em 2023, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa.

A primeira visita decorreu nos dias 12 e 13 de maio de 2017, quando o Papa se deslocou à Cova da Iria, em Fátima, para presidir às celebrações dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre os momentos mais solenes esteve a visita à Capelinha das Aparições e a oferta da terceira Rosa de Ouro ao Santuário. A Missa celebrada no recinto do Santuário incluiu o rito de canonização de Francisco e Jacinta Marto, dois dos videntes de Fátima, hoje reconhecidos como santos pela Igreja Católica.

PUBLICIDADE

Seis anos depois, entre 2 e 6 de agosto de 2023, o Papa regressou a Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude, que reuniu cerca de 1,5 milhões de jovens de todo o mundo em Lisboa. Durante a cerimónia de boas-vindas, a 3 de agosto, no Parque Eduardo VII, Francisco proferiu uma das frases mais marcantes do seu pontificado:
“Há espaço para todos. Assim como somos. Todos. Jesus di-lo claramente.”
Com esta mensagem de inclusão, o Papa reforçou o apelo a uma Igreja aberta a todos, sem exceções.

No dia 5 de agosto, Francisco realizou uma breve visita ao Santuário de Fátima, onde privilegiou o contacto direto com os peregrinos, especialmente com pessoas com deficiência, seus acompanhantes e jovens reclusos. Neste contexto, propôs uma visão de Igreja “sem portas”, acolhedora e próxima de todos.

A visita concluiu-se a 6 de agosto, com o Papa a deixar palavras de encorajamento aos jovens, apelando a que não tenham medo da vida e a que se tornem verdadeiros “surfistas do amor”, vivendo com coragem e esperança.

As duas visitas do Papa Francisco a Portugal deixaram uma marca profunda de fé, esperança e inclusão, reforçando a centralidade de Fátima e da juventude na vida da Igreja, avança a Agência Ecclesia.

O Papa Francisco morreu hoje, aos 88 anos. A notícia foi confirmada pelo Vaticano.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE