Portugal

Cardeal português entra na corrida papal

Notícias de Coimbra | 5 horas atrás em 21-04-2025

Imagem: LUSA

Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica entra agora num período de reflexão e decisão, com os olhos voltados para o Conclave, onde será escolhido o próximo líder espiritual dos mais de mil milhões de católicos em todo o mundo.

A plataforma Cardinalii Collegii Recensio, composta por uma equipa de jornalistas e especialistas em assuntos do Vaticano, avançou recentemente com uma lista dos principais nomes apontados como possíveis sucessores de Francisco.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre os cardeais mais referidos estão:

PUBLICIDADE

Péter Erdő, 72 anos (Hungria)

Matteo Zuppi, 69 anos (Itália)

Robert Sarah, 79 anos (Guiné)

Luis Antonio Tagle, 67 anos (Filipinas)

Malcolm Ranjith, 77 anos (Sri Lanka)

Pietro Parolin, 70 anos (Itália)

Pierbattista Pizzaballa, 59 anos (Itália)

Fridolin Ambongo Besungu, 65 anos (República Democrática do Congo)

Willem Eijk, 71 anos (Holanda)

Anders Arborelius, 75 anos (Suíça)

Charles Bo, 76 anos (Mianmar)

Jean-Marc Aveline, 66 anos (França)

Entre os nomes referenciados, destaca-se ainda D. José Tolentino de Mendonça, cardeal português com 59 anos, que, embora não figure nos 12 primeiros lugares da lista da Cardinalii Collegii Recensio, é apontado como um potencial sucessor do Papa Francisco.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE