Primeira Página

Ex-presidente da AAC com alegados problemas com a mulher

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 horas atrás em 18-04-2025

Imagem: Facebook

Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela e líder da Federação de Braga do Partido Socialista, está a ser investigado por suspeitas de violência doméstica.

A informação foi avançada pelo Observador e confirmada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pela GNR.

PUBLICIDADE

publicidade

As agressões terão ocorrido em fevereiro deste ano, e a mulher de Victor Hugo terá sido socorrida em duas ocasiões distintas num intervalo inferior a 24 horas no Hospital de Guimarães. O hospital, no entanto, recusou-se a comentar o caso.

PUBLICIDADE

Face à investigação por suspeitas de violência doméstica, o autarca e a mulher decidiram reagir publicamente através de um comunicado conjunto.

Na declaração, o casal afirma que os factos em causa são “alheios à vida cívica ou ao debate político”, classificando o momento como uma “tentativa de instrumentalização da vida privada para fins de combate político”. A posição surge num momento de grande mediatismo em torno do caso, e procura, segundo os mesmos, proteger os filhos e a esfera íntima familiar.

“Preservar a estabilidade emocional e a privacidade dos nossos filhos é, neste momento, a nossa prioridade. As crianças não devem ser envolvidas nem expostas em contexto algum”, lê-se na nota, que reforça o apelo à responsabilidade dos meios de comunicação social.

Na parte final da comunicação, Victor Hugo Salgado e a mulher deixam claro que não irão prestar mais declarações sobre o assunto e expressam a esperança de que a comunicação social saiba “distinguir entre interesse público e exploração indevida da intimidade”.

Recorde-se que Victor Hugo foi presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), entre os anos 2002 e 2003, e tem uma longa trajetória política. Foi eleito deputado pela primeira vez em 2005, no governo de José Sócrates. Também exerceu funções como assessor do Ministério do Trabalho e da Economia.

De regresso a Vizela, sua terra natal, onde é conhecido pela sua família ligada à criação do famoso Bolinhol de Vizela, assumiu a presidência da Câmara como candidato independente. Contudo, a sua amizade com Pedro Nuno Santos levou-o a candidatar-se pelo PS, com grande sucesso, conquistando uma esmagadora vitória nas eleições autárquicas com 74,09% dos votos. “Dodot” como era conhecido nos seus tempos da academia de Coimbra é recandidato à presidência da autarquia vizelense.

Atualmente, é presidente da Federação de Braga do PS, uma das maiores do país, cargo que ocupa desde 2024.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE