A “regra dos 5 segundos” é um conceito que circula há anos, especialmente em cantinas escolares, sugerindo que é seguro comer alimentos que caem no chão, desde que sejam recolhidos em até cinco segundos.
Esta teoria, que muitos têm seguido sem questionar, foi finalmente posta à prova por um cientista no TikTok, e os resultados não são nada favoráveis para quem ainda acredita nesta prática.
O TikToker @HowDirtyIs decidiu realizar uma experiência para esclarecer se há alguma verdade nesta regra. Deixou cair uma placa de Petri sobre diferentes superfícies por períodos que variavam entre 0 segundos e um minuto. Depois, as amostras foram refrigeradas para observar o crescimento bacteriano.
PUBLICIDADE
Os resultados foram alarmantes: após apenas 5 segundos, a placa já estava coberta por centenas de de bactérias, revelando que o tempo não tem influência significativa no nível de contaminação de um alimento que tenha tocado no chão. De acordo com @HowDirtyIs, tanto alimentos caídos por 5 segundos quanto por 60 segundos apresentam um alto risco de contaminação.
“A regra dos 5 segundos é um mito. Mesmo com apenas 0 segundos de exposição ao chão, a contaminação já começa a acontecer. Ou seja, o tempo não importa”, afirmou o TikToker.
A origem da “regra dos 5 segundos” ainda permanece envolta em mistério. Algumas teorias sugerem que a prática remonta ao governante mongol Gengis Khan, que supostamente obrigava as pessoas a comerem alimentos que caíam durante seus banquetes. Outros acreditam que a origem está ligada ao programa de culinária de Julia Child, na década de 1960, quando ela pegou uma panqueca que havia caído no fogão e disse aos seus telespectadores que ainda era seguro comê-la, indica o Daily Mail.
No entanto, a investigação de @HowDirtyIs pôs fim à ideia de que o tempo limitado de exposição ao chão faz qualquer diferença para a segurança alimentar.
Deixou claro que a contaminação bacteriana pode ocorrer muito rapidamente, muito antes dos tão comentados 5 segundos. A recomendação de segurança alimentar é clara: se um alimento cair no chão, é mais seguro descartá-lo do que correr o risco de ingestão de bactérias prejudiciais à saúde.
Portanto, da próxima vez que o seu lanche cair ao chão, lembre-se: não vale a pena arriscar. A regra dos 5 segundos é mais um mito do que uma prática segura.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE