Polícias

“Hoje será o dia com mais acidentes!”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 dia atrás em 17-04-2025

Imagem: DR

A GNR lançou um alerta para a Quinta-Feira Santa, prevendo que o dia fosse o mais crítico em termos de acidentes rodoviários, dado o elevado fluxo de condutores e famílias que se dirigem para os locais onde irão passar o fim de semana prolongado da Páscoa.

Segundo a análise das Operações Páscoa dos anos anteriores, este dia tende a registar uma elevada sinistralidade devido ao intenso movimento nas estradas. A GNR destacou ainda que, com base na georreferenciação dos acidentes, a localização das patrulhas é cuidadosamente planeada, com o objetivo de otimizar a segurança e prevenção nas vias mais críticas.

PUBLICIDADE

publicidade

Curiosamente, apesar do grande fluxo de tráfego na Quinta-Feira Santa, o Domingo de Páscoa é, de acordo com os dados da GNR, o dia com o menor número de acidentes nas estradas. Este facto surpreendente evidencia que, embora o movimento de veículos seja significativo durante a operação, a prudência dos condutores parece ser maior no dia de encerramento do feriado.

PUBLICIDADE

Desde o início da Operação Páscoa, na sexta-feira passada, a GNR já registou 1.314 acidentes, que resultaram em duas mortes, 28 feridos graves e 389 feridos ligeiros. As mortes ocorreram em despistes de motos: uma jovem de 20 anos perdeu a vida no sábado, na EN 231, em São João de Lourosa, e, no domingo, um homem de 46 anos faleceu em Paul, Covilhã, também vítima de despiste.

Além dos acidentes, a GNR intensificou a fiscalização, tendo revistado 41.675 condutores até agora. Das detenções, 238 foram por condução sob o efeito de álcool, com uma taxa superior a 1,2 g/l, e 144 foram por conduzir sem carta de condução válida. A GNR também registou um total de 7.850 contraordenações, destacando-se 1.872 infrações por excesso de velocidade, 209 por falta de uso do cinto de segurança, 250 por utilização indevida de telemóvel enquanto conduziam, 1.084 por falta de inspeção periódica obrigatória e 348 por falta de seguro obrigatório.

Com o objetivo de reduzir a sinistralidade rodoviária durante este período festivo, a GNR mantém a vigilância apertada e reforça os alertas para que os condutores ajam com responsabilidade, especialmente em vias com maior tráfego e nas condições meteorológicas mais adversas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE