Cientistas da Universidade de Manchester fizeram uma descoberta importante para pacientes com asma: o momento ideal para usar inaladores pode ser crucial na redução do risco de um ataque fatal.
De acordo com a pesquisa, os pacientes que utilizam inaladores marrons, conhecidos por prevenir a falta de ar, devem tomar a dose à tarde, entre as 15:00 e as 16:00, para obter os melhores resultados.
O estudo, publicado na revista Thorax, revela que os pacientes que usaram o inalador durante esse período apresentaram uma melhoria significativa na função pulmonar, especialmente durante a noite, quando os ataques fatais de asma são mais prováveis. Por outro lado, tomar a dose pela manhã ou dividir a dose entre manhã e noite não trouxe o mesmo benefício.
PUBLICIDADE
Hannah Durrington, pesquisadora-chefe da Universidade de Manchester, destacou que a abordagem pode reduzir a necessidade de doses mais altas de esteroides, que, em alguns casos, podem provocar efeitos adversos. “Nosso estudo mostrou que essa simples mudança na administração da medicação não só melhora a função pulmonar, mas também reduz o risco de hospitalizações e evita os efeitos colaterais de doses elevadas de esteroides”, afirmou.
Este estudo é o primeiro a sugerir que o tratamento da asma deve ser coordenado com o relógio biológico do corpo. A pesquisa revela que a inflamação nas vias respiratórias é mais intensa durante a noite, período em que a asma tende a agravar-se. De acordo com dados, até três quartos dos pacientes apresentam piora dos sintomas durante a noite, sendo que cerca de 80% dos ataques fatais de asma ocorrem nesse período.
O estudo envolveu 21 pacientes com asma, que seguiram três diferentes regimes de dosagem de inaladores: uma dose pela manhã, entre as 8:00 e 9:00; uma dose à tarde, entre as 15:00 e 16:00; e uma dose dividida entre a manhã e a noite, o regime tradicional recomendado no Reino Unido. Após uma semana com cada plano de tratamento, os resultados mostraram que a dose à tarde teve o maior impacto na função pulmonar noturna.
Erika Kennington, chefe de pesquisa e inovação da Asthma and Lung UK elogiou a simplicidade e a importância do estudo. “É impressionante pensar que algo tão simples, como alterar o horário da dose do inalador, pode ter um impacto tão grande na saúde dos pacientes e até salvar vidas”, afirmou.
A asma, uma condição respiratória que afeta cerca de 7,2 milhões de pessoas no Reino Unido, é uma das principais causas de hospitalizações e morte prematura, com três pessoas morrendo todos os dias devido a crises asmáticas no país. A doença causa inflamação nas vias respiratórias, dificultando a respiração e provocando sintomas como falta de ar, chiado no peito e tosse.
Este estudo oferece uma nova perspectiva sobre o tratamento da asma, que pode salvar vidas ao otimizar o momento de administração da medicação.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE