Coimbra

Coimbra abre caminho para a sustentabilidade com este projeto que reúne cidades históricas

Notícias de Coimbra | 2 dias atrás em 16-04-2025

A Câmara Municipal de Coimbra é parceira no projeto B_Green – Biodiversity & Green in Mediterranean Historic Cities, parte de uma iniciativa internacional liderada, no âmbito nacional, pelo ITECONS – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade.

O B_Green tem como objetivo investigar de que forma a estrutura urbana histórica e as condições do habitat influenciam a biodiversidade, com vista à conservação da diversidade de espécies nos centros históricos. O projeto envolve o Departamento de Ambiente e Sustentabilidade, o Departamento de Estudos Estratégicos, Planeamento e Desenvolvimento Territorial e a Divisão do Centro Histórico e Reabilitação Urbana da autarquia.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto é apoiado no âmbito do Programa Europeu Driving Urban Transitions (DUT) e reúne quatro cidades com importantes centros históricos: Coimbra (Portugal), Nápoles (Itália), Cuenca (Espanha) e Nicósia (Chipre). Uma parceria internacional, que envolve universidades, autarquias locais, institutos de investigação e associações da sociedade civil e defende a adoção de soluções que intensifiquem a biodiversidade urbana, a promoção de uma integração sustentável, inclusiva e socialmente responsável dos centros históricos na vida quotidiana dos cidadãos, bem como a renaturalização dos espaços históricos para aumentar o bem-estar urbano e a criação de orientações práticas que conciliem a preservação do património com a valorização da natureza.

PUBLICIDADE

O principal objetivo do B_Green propõe-se, assim, a estudar de que forma as características da estrutura urbana histórica e os parâmetros do habitat urbano influenciam a biodiversidade, com vista à conservação e à promoção da diversidade de espécies nos centros históricos. A iniciativa procura responder a desafios contemporâneos das cidades com propostas inovadoras, que visem a intensificação da diversidade das espécies e uma integração sustentável e socialmente responsável dos centros históricos na vida contemporânea dos habitantes da cidade. Procura-se a valorização do património histórico e a preservação dos padrões de biodiversidade.

O projeto coloca em prática uma estratégia inovadora, baseada na recolha de dados de indicadores e na sua correlação paramétrica num ambiente digital, complementada por um processo participativo de diagnóstico e planeamento de medidas de melhoria com as comunidades locais. Com esta participação, a CM de Coimbra reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e com a inovação, em articulação com instituições de referência como o ITECONS, e contribui ativamente para as redes europeias de conhecimento que procuram soluções integradas para os desafios urbanos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE