Política

Liliana Pimentel repete padrão de plágio de artigos

Notícias de Coimbra | 2 dias atrás em 16-04-2025

Liliana Pimentel, candidata independente à Câmara de Condeixa, plagiou, por ocasião da eleição presidencial nos EUA, um artigo do seu outrora camarada Miguel Costa Matos.

Líder da JS e deputado à Assembleia da República, o economista escreveu, a 05 de Novembro [de 2024], sobre “As lições de Kamala Harris”. Liliana Pimentel, professora universitária, publicou um artigo no Diário de Coimbra, volvidos poucos dias, com o mesmo título.

PUBLICIDADE

publicidade

A publicação de Liliana Pimentel, antiga vereadora do Município de Condeixa-a-Nova, reproduz vários parágrafos da de Costa Matos sem qualquer alusão à autoria do seu então camarada.

PUBLICIDADE

Padrão idêntico ocorreu com um texto da autoria de Isabel Figueiredo, divulgado a 26 de Março [de 2025).

Isabel Figueiredo opinou que “na política não pode valer tudo”. Volvidos uns dias, Liliana Pimentel opinou que “na vida e na política não pode valer tudo”.

A professora universitária divulgou as suas ideias através do Diário de Coimbra, na qualidade de membro da Comissão Diocesana Justiça e Paz. Isabel Figueiredo publicou as dela em “O portal dos Jesuítas em Portugal” (Ponto SJ).

O começo do artigo de Isabel Figueiredo é precedido de uma entrada concebida para sintetizar o pensamento da autora e para despertar interesse pela leitura. A divulgação feita por Liliana Pimentel tem início com as palavras “na vida não vale tudo; com excepções, claro”. Ora, trata-se exactamente das mesmas palavras do começo do artigo de Isabel Figueiredo.

A análise comparativa a que foram sujeitos os dois textos demonstra que o de Liliana Pimentel só não é exactamente igual ao de Isabel Figueiredo na medida em que o desta autora é um pouco mais extenso. Quer isto significar que Liliana publicou o texto de Isabel com pequenas amputações.

A temática escolhida por Isabel Figueiredo foi do agrado de Liliana Pimentel à luz da conjuntura política em que está envolvida a ex-autarca de Condeixa-a-Nova.

Ao reconhecer tratar-se de “um erro”, pelo qual se penitencia, Liliana Pimentel disse a Notícias de Coimbra que ele ajudá-la-á “a crescer”.

Sendo “professora universitária premiada, enquanto autora, devia ter tido cuidado”, admite, independentemente de fazer notar que os textos em xeque são fruto de carolice.

“Tenho sofrido com a falha que cometi”, conclui.

Atualizada com declarações de Liliana Pimentel

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE