De 1 a 18 de maio, o Mosteiro de Lorvão, em Penacova, será o palco de uma exposição única que marca o regresso a casa do Livro do Apocalipse de Lorvão, um dos mais importantes e belos manuscritos medievais do mundo.
Esta obra, copiada em 1189 por um monge chamado Egeas, é considerada uma joia do património histórico e agora estará ao alcance do público no Centro Interpretativo do Mosteiro de Lorvão.
A exposição é organizada pela Câmara Municipal de Penacova em colaboração com o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, e é uma oportunidade rara para os visitantes verem de perto o Comentário ao Apocalipse de Lorvão, um manuscrito escrito em duas colunas e adornado com iluminuras em tons vibrantes de vermelho, laranja, amarelo e preto. A cópia do famoso códice de Beato de Liébana, do século VIII, foi realizada no final do século XII, e durante séculos esteve guardada no mosteiro, até ser transferida em 1853 para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo por Alexandre Herculano.
PUBLICIDADE
Além da exposição, a iniciativa conta com um ciclo de concertos, agendados para os dias 2, 9 e 16 de maio, às 21:30, bem como um ciclo de palestras nos dias 3, 10 e 17 de maio, às 15:30. A entrada para todas as atividades será livre. Para os mais jovens, será promovido um conjunto de oficinas didáticas, dedicadas ao público escolar e infantil, com o objetivo de proporcionar uma interação educativa e lúdica com o património.
Este ano, celebra-se também o 10º aniversário da inscrição do Livro do Apocalipse de Lorvão no registo Memória do Mundo da UNESCO, um reconhecimento internacional da sua relevância histórica. Para muitos investigadores que estudaram a obra à distância, esta será uma oportunidade única para observar o manuscrito no seu local de origem, permitindo uma ligação ainda mais profunda com a história que envolve este valioso património.
O regresso do Livro do Apocalipse de Lorvão a Penacova não é apenas uma celebração da obra, mas também uma homenagem à sua longa história e à memória coletiva, tornando este evento uma data imperdível para todos os interessados em cultura, história e património.
PUBLICIDADE